PERGUNTA 1
Com relação à localização da lesão, ou seja, ao tipo de perda auditiva, selecione a alternativa que descreve corretamente as possibilidades de alteração auditiva.
I - Condutiva: quando está localizada no ouvido externo e/ou ouvido médio.
II - Neurossensorial: quando a alteração está localizada no ouvido interno (cóclea ou em fibras do nervo auditivo).
III - Mista: quando a alteração auditiva está localizada no ouvido externo e/ou médio e ouvido interno.
IV - Central: A alteração pode se localizar desde o tronco cerebral até às regiões subcorticais e córtex cerebral.
a.
Todas as asserções estão incorretas.
b.
Todas as asserções estão corretas.
c.
Somente as asserções II e III estão corretas.
d.
Somente as asserções I e II estão corretas.
e.
Somente as asserções III e IV estão corretas.
PERGUNTA 2
Considere as asserções abaixo e avalie se são verdadeiras ou falsas em relação à surdez.
( ) Estado de pessoas que envelheceram e não conseguem ouvir com nitidez os sons, sendo necessário aumentar o tom de voz.
( ) É a incapacidade de verbalizar porque não aprendeu a comunicação por meio da audição, por isso o surdo também é mudo.
( ) Trata-se da perda auditiva que faz com que o indivíduo não ouça sons de intensidade moderada a profunda.
( ) É a incapacidade de ouvir e portanto de verbalizar culminando numa vida de silencia e falta de comunicação.
( ) Refere-se a impossibilidade e dificuldade de ouvir, podendo ter como causa vários fatores que podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento.
a.
F – F – V – F – V
b.
Todas as asserções são verdadeiras.
c.
F – F – V – V – V
d.
Todas as asserções são falsas.
e.
V – V – F – V – F
2 pontos
PERGUNTA 3
Analise as asserções abaixo quanto ao processo educacional da pessoa com surdez e selecione a alternativa que expresse veracidade.
I - Uso da tecnologia para amplificação de seu resíduo auditivo, adaptações curriculares devem prever acompanhamento fonoaudiológico, estruturação do ambiente físico.
II - Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), os estudantes surdos devem receber uma educação bilíngue (LIBRAS/Língua Portuguesa).
III - A língua portuguesa na modalidade escrita é ofertada como segunda língua, os serviços de tradutor/intérprete, promove o ensino da LIBRAS para os demais estudantes.
a.
As asserções II e III são verdadeiras.
b.
Somente a asserção II é verdadeira.
c.
Somente a asserção I é verdadeira.
d.
Todas as asserções são verdadeiras.
e.
Todas as asserções são falsas.
PERGUNTA 4
A professora Daiane Natália Schiavon discorre na videoaula sobre a visão antropológica da deficiência auditiva/surdez, em que a pessoa com surdez é considerada:
a.
Com uma diferença, cabe a ele(a) escolher em qual língua quer se alfabetizar: Libras ou Língua Portuguesa.
b.
Com uma deficiência reabilitável, cabe a ele(a) escolher participar ou não da comunidade surda e desenvolver uma identidade surda.
c.
Com uma deficiência, sua percepção decorre das experiências visuais, sua Língua materna é a Libras e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua.
d.
Com uma deficiência, sua percepção decorre das experiências visuais, mas com um processo de reabilitação pode verbalizar.
e.
Com uma diferença, sua percepção decorre das experiências visuais, sua Língua materna é a Libras e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua.
PERGUNTA 5
A deficiência auditiva e surdez podem ser caracterizadas de acordo com três aspectos. Analise e avalie as asserções abaixo e na sequência selecione a alternativa correta.
( ) Etiologia – causas da deficiência auditiva / surdez pode ser: Pré-natais, Peri-natais e Pós-natais.
( ) Definição e conceituação: deficiência auditiva e surdez.
( ) Período de aquisição: congênitas ou adquiridas.
( ) Localização da lesão: condutiva, neurossensorial, mista e central.
a.
V – V – F – F
b.
Todas as asserções são falsas.
c.
V – F – V – V
d.
Todas as asserções são verdadeiras.
e.
F – V – V – V
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- Todas as asserções estão corretas.
2- F-F-V-F-V
3- Asserções II e III são verdadeiras.
4- Como uma diferença, sua percepção decorre das experiências visuais, sua Língua materna é a Libras e a Língua Portuguesa é a sua segunda língua.
5- V-F-V-V
1) De acordo com as possibilidades da alteração auditiva conhecidas, temos a condutiva, a neurossensorial e a mista, portanto todas as asserções são verdadeiras, sendo a B a alternativa correta.
A perda auditiva em recém-nascidos
Quando uma criança nasce, é feito obrigatoriamente o teste da orelhinha. Quando ainda está na matenidade, porém algumas horas depois do nascimento, o médico aplica o teste para identificar possíveis problemas auditivos.
2) Em relação a surdez, podemos dizer que a D é a alternativa correta pois:
- A primeira é F: a perda auditiva na velhice não é um estado natural. É comum a ocorrência. Para se comunicar com a pessoa, o ideal é que ela tenha um aparelho auditivo para melhor compreensão e gritar não é uma opção pois pode forçar o canal auditivo dela.
- A segunda é F: não é uma inacapacibilidade, e nem todo surdo também é mudo. Apenas uma pequena parcela não fala porque não tiveram acompanhamento fonoaudiológico.
- A terceira é V: A surdez pode variar entre moderada ou profunda.
- A quarta é F: As pessoas com dificuldade auditiva verbalizam e se comunicam tanto quanto qualquer outra com audição regular.
- A quinta é V: Estes fatores são diversos e podem surgir inclusive durante a vida adulta da pessoa, até no decorrer da sua velhice.
3) Somente a asserção II é verdadeira, sendo assim a B a alternativa correta. Os estudantes surdos devem receber uma educação bilíngue, sendo a linguagem de sinais e a linguagem de sua terra natal a serem aprendidas durante toda a sua formação.
4) A pessoa com surdez é tem a sua percepção decorrente das experiências visuais, sua lingua materna é libras e a lingua portuguesa é a sua segunda lingua, sendo a alternativa correta a letra C.
5) Sobre os aspectos da deficiência auditiva e da surdez, podemos dizer que a C é a alternativa correta, sendo:
- Perda auditiva (V): complementando a explicação do primeiro exercício, a perda auditiva pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento;
- A relação de definição e conceituação (F): não é um aspecto verdadeiro;
- Aquisição (V): podendo aparecer ao nascer ou adquirir durante o desenvolvimento da pessoa;
- Localidade (V): as localizações da lesão são medidas no canal auditivo.
A importância da linguagem libras
Ao aprender a linguagem, possibilitamos uma comunicação ampla com integração social, podendo nos auxiliar no dia-a-dia ao pedir informações ou prestar informações para uma pessoa surda, ou caso algum colega de trabalho ou chefe se comunique melhor pela linguagem de sinais, podemos nos espressar de maneira eficiente.
Espero que eu tenha te ajudado! Que tal complementar os seus estudos aprendendo sobre a surdez em um ponto de vista biológico? https://brainly.com.br/tarefa/21130690
Bons estudos! :)
#SPJ2