Pedagogia, perguntado por lucasenokp9ooh9, 7 meses atrás

Pergunta 1
Com base nas leituras e estudos realizados a partir do texto-base da Semana 1 - “História e Historiografia da Educação de Jovens e Adultos no Brasil - Inteligibilidades, Apagamentos”, foi possível compreender como se deu a fixação da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, como marco da atuação da União em favor da educação de adolescentes e adultos. Nesse sentido, leia atentamente as assertivas abaixo:

I. Em relação à abordagem teórica do analfabetismo, a CEAA teve como orientação o argumento de que o adulto analfabeto era incapaz em relação a um adulto alfabetizado.
II. Em relação à abordagem teórica do analfabetismo, a CEAA teve como orientação o argumento de que o adulto analfabeto não é incapaz, mas possui diferentes níveis de letramento.
III. Em relação à abordagem teórica do analfabetismo, a CEAA teve como orientação o argumento de que não há adulto analfabeto.
IV. Em relação à abordagem teórica do analfabetismo, a CEAA teve como orientação o argumento de que não era necessário alfabetizar os adultos, pois não estavam em idade escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s):

a) III.
b) IV.
c) II e III.
d) I.
e) II.

Pergunta 2
“A atribuição de efeitos universais à escolarização, em particular o efeito transformador do domínio e uso da escrita na mente humana.” (VÓVIO; KLEIMAN, 2013, p. 181).

Refletindo sobre o trecho acima, retirado do texto-base “Letramento e Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas: um Balanço da Produção Científica” das autoras Claudia Lemos Vóvio e Angela B. Kleiman, o que é possível deduzir sobre a escolarização?

a) A escolarização promove transformações apenas nas elites.
b) A escolarização, mais que qualquer outro fator, promove transformações no pensamento, gerando diferenças na maneira de enfrentar as tarefas propostas nas investigações.
c) Transformações de pensamento são alcançadas apenas pelo contato social, ou seja, a escolarização não faz diferença.
d) As transformações que geram diferença na vida dos indivíduos são efetuadas pelo trabalho.
e) Não é possível haver transformações a partir da escolarização.

Pergunta 3
Retomando o texto “Concepções da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Brasil: um Estudo à Luz de Paulo Freire” de Costa et al., estudado na Semana 2, o que podemos inferir sobre a Educação Popular?

I. A Educação Popular se dá em processos de troca.
II. Na Educação Popular tudo o que ocorre permite uma reflexão crítica.
III. A Educação Popular é o instrumento de conscientização na perspectiva da transformação social e seu objetivo principal é a organização popular voltada para as conquistas de direitos sociais, culturais e políticos.
IV. A Educação Popular é impulsionadora e ao mesmo tempo resultante dos movimentos sociais.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):

a) I, II, III e IV.
b) II, III e IV.
c) I e III.
d) Apenas IV.
e) II e IV.

Pergunta 4
Uma das leituras realizadas na Semana 5 foi a do texto-base “Alfabetização na EJA: leitura, escrita e cidadania”, da autora Mara Mansani. Nesse texto, a autora aborda sua própria experiência como professora na EJA. É possível observar que Mansini define três expressões para resumir o que, e como, foi esse período. Leia atentamente as alternativas e assinale a resposta correta:

a) combativo – de maior aprendizagem – menos produtivo.
b) baixa aprendizagem – passividade – de maior aprendizagem.
c) mais produtivo – passividade – de maior aprendizagem.
d) de maior aprendizagem – combativo – mais produtivo.
e) pouca aprendizagem – combativo – menos produtivo.

Pergunta 5
Analisando os dados trazidos no texto-base “Letramento e Alfabetização de Pessoas Jovens e Adultas: Um Balanço da Produção Científica” de Claudia Lemos Vóvio e Angela B. Kleiman, estudado na Semana 2, faça uma leitura crítica da tabela abaixo e relacione as colunas:

Selecione a alternativa correta:

a) A2 – B1 – C2.
b) A1 – B2 – C3.
c) A3 – B1 – C2.
d) A1 – B3 – C3.
e) A2 – B3 – C1.

Soluções para a tarefa

Respondido por wandermineiro71
9

Resposta:

1- I 2-A escolarização mais que qualquer outro fator, promove transformações no pensamento, gerando diferenças na maneira de enfrentar tarefas propostas nas investigações. 3- I, II, III, IV 4- De maior aprendizagem- combativo-mais produtivo 5- A2- B3- C1

Explicação:

10/10


lucasenokp9ooh9: Obrigado!
Perguntas interessantes