PERGUNTA 1
As pesquisas antropológicas nos mostram que os gregos eram um povo com costumes e tradições diferentes dos demais povos, mas este conhecimento só foi acessível a nós porque, em algum momento, alguém resolveu escrever sobre eles, seus costumes, suas crenças, suas ideias e organização políticas etc. Dessa forma, portanto, podemos retroceder às origens da Antropologia por meio desses escritos, mas ainda de forma precária, uma vez que não há especificamente um objeto de estudo e uma descrição rigorosa a respeito desse homem antigo.
Partindo da leitura do texto acima e dos seus conhecimentos adquiridos durante os estudos e leituras da unidade I, é possível afirmar que a Antropologia somente irá surgir como ciência:
No século XX, quando o homem conseguiu pisar na lua e, por isso, a Antropologia se faz necessária para o conhecimento do espaço e do universo.
No século XVII, quando Rousseau escreve um tratado sobre a liberdade humana e, com isso, possibilita que a Antropologia seja considerada uma ciência.
No Século das Luzes, isto é, no período conhecido como Iluminismo, mas isso não é consenso entre os pesquisadores.
No século XV com o advento das grandes navegações europeias e o contato com povos do Ocidente.
No século IX, quando a Igreja Católica começou a catequizar os indígenas encontrados nas Américas.
5 pontos
PERGUNTA 2
A Antropologia é um ramo do saber humano que surgiu pelo interesse em conhecer o diferente, o “exótico”, o excêntrico, se interessando pelo entendimento de grupos sociais cuja organização se apresenta como simples ou mais complexas, ou mesmo por grupos sociais dentro da própria sociedade em que o estudioso vive. O estudioso da Antropologia, isto é, o antropólogo, tem como função:
Observar, anotar, levantar hipóteses explicativas e formular conclusões a respeito das várias sociedades existentes no mundo, tanto no passado quanto no presente.
Observar apenas sociedades diferentes e “exóticas” existentes no mundo.
Ficar somente na academia e produzir estudos sobre as diferentes culturas existentes no mundo de forma fragmentada.
Apenas analisar as sociedades extintas que viveram num passado muito remoto e que não ajudam em nada a entender as sociedades atuais.
Identificar e estudar somente as sociedades apenas ditas civilizadas e com certo grau de desenvolvimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
boa sorte e bons estudos!
Perguntas interessantes