PERGUNTA 1- A que obra da historiografia brasileira a fonte 1 está fazendo alusão? Qual o assunto tratado pelo texto? Que tipo de sociedade está sendo apresentada? Explique a ideia de patriarcalismo PERGUNTA 2 - Qual o assunto tratado na fonte 2? Como Antonil retrata o Senhor de Engenho? Em eo que isso representava para a população negra no Brasil. PERGUNTA 3-O que está sendo representado na fonte 3? Há relação entre a imagem e a formação sua interpretação é possível afirmar que constrói um ideal de patriarca, explique por quê. económica, social, politica e cultural de nosso país? Releia a fonte 2 se necessário e dê exemplos. PERGUNTA 4 - O que pode ser inferido nas fontes 4, 5 e 6 sobre a sociedade brasileira a partir das Quais relações podem ser estabelecidas entre a sociedade patriarcal e a imagem de Frans Post? magens de Jean-Baptiste Debret e da fotografia do século XIX? Em que medida, as imagens represen- foram mais "harmônicas" entre brancos e negros no trabalho doméstico, ou as violências permane- tam, nas relações familiares e dos escravizados domésticos, traços do patriarcalismo? As relações PERGUNTA 5 - As amas-de-leite ou amas-secas, raramente cuidavam de seus próprios filhos. Essa pratica não era autorizada pelo senhor, pois a criança branca não poderia ser amamentada no mesmo asilos (enjeitados). A maternidade era negada à mulher negra, ama-de-leite. Observe as fotografias das cana? Parecem mulheres escravizadas, parecem ter tratamento diferenciado ou esse era o intuito da fotografia? Qual imagem é construída em relação a essas mulheres que cuidavam dos filhos ciam? De exemplos. Há permanências da sociedade patriarcal na contemporaneidade, em relação à condição femini- na e, principalmente, entre as mulheres negras no Brasil?
Soluções para a tarefa
PERGUNTA 1 - A fonte 1 está fazendo alusão à obra "Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal", de Gilberto Freyre.
O texto trata sobre as origens da sociedade brasileira, orientada por um patriarca, branco e de posses, em detrimento da liberdade e dignidade dos negros e mulheres.
Está sendo apresentada uma sociedade patriarcal, centrada na figura do senhor de engenho, e na qual não havia possibilidade de mobilidade.
Patriarcalismo consiste em uma espécie de sistema social no qual apenas homens exercem liderança e possuem poder.
PERGUNTA 2 - A fonte 2 trata sobre a figura do Senhor de Engenho e o sobre o poder que essa figura exercia na sociedade brasileira.,
Antonil retrata o Senhor de Engenho como uma pessoa de poder, a qual é respeitada e obedecida.
Para a população negra no Brasil, o Senhor de Engenho era também seu senhor, pois os negros trabalhavam e dependiam dele.
PERGUNTA 3 - A fonte 3 representa a estrutura do Engenho de Itamaracá, com a moenda, casa grande e senzala.
Sim, há completa relação entre a imagem, uma vez que os engenhos produziram a primeira riqueza industrial e agrícola do país, conformando aquilo que chamamos de "Ciclo da Cana-de-Açúcar" no período colonial e contribuindo, assim, com nossa nossa formação econômica, social, política e cultural. Deixando impresso na nossa sociedade, por exemplo, a formação patriarcal.
A imagem de Frans Post retrata exatamente a estrutura, do Engenho de Itamaracá, que sustentava o modelo patriarcal no Brasil colonial. Era com e devido aos engenhos que os senhores exerciam seu poder.
PERGUNTA 4 - A partir das fontes 4, 5 e 6 é possível inferir sobre a sociedade brasileira que essa tem uma formação com base na subjugação do negro ao poder do branco, que o escravizava e o usava para diferentes fins.
Podemos perceber traços do patriarcalismo, por exemplo, na fonte 4, em que o homem vai a frente de todos.
As relações não foram mais “harmônicas” entre brancos e negros no trabalho doméstico, uma vez que aqueles continuavam subjugar os negros, praticando as mais diferentes violências. Um exemplo que pode ser citado são da mulheres negras domésticas, que sofriam violência sexual de seus senhores.
PERGUNTA 5 - Na fonte 6 há diferença na vestimenta dos brancos em comparação com os negros, que vestem roupas mais modestas, já na fonte 7 tanto a negra quanto a criança estão bem vestidas.
Nesse sentido, é possível perceber que, na fonte 7, a negra foi bem vestida, de forma proposital, para passar a ideia de que estava bem e era bem tratada, afastando a ideia negativa de mulher escravizada que sofria.
O intuito era exatamente esse, construir uma ideia, em relação a essas mulheres que cuidavam dos filhos dos brancos, de que elas eram bem tratadas, valorizadas e que não sofriam os males da escravidão.
Sim, há permanências da sociedade patriarcal na sociedade brasileira. Isso é visível nos preconceitos implícitos e explícitos que as mulheres brasileiras sofrem, no âmbito familiar, em espaços públicos e ambientes de trabalho. Esse preconceito é ampliado quando se trata da mulher negra, atravessada por duas "camadas" de preconceito, "ser mulher" e "ser negra".
Sobre a sociedade patriarcal
- Por sociedade patriarcal entende-se um modelo de sociedade orientado por liderança masculina nos âmbitos público e privado.
- Ainda, em regra, o homem que exerce poder nesse modelo de sociedade, herança do nosso Brasil colonial, é o homem branco, heterossexual e cisgênero.
- Assim, numa sociedade patriarcal prevalecem relações de domínio e de poder, no espaço familiar e na política, por exemplo, do homem branco em detrimento de mulheres, negros e todos os demais que não se encaixem no padrão "homem branco, heterossexual e cisgênero".
Mais sobre patriarcalismo: https://brainly.com.br/tarefa/2151284
Bons estudos!