PERGUNTA 1- A que obra da historiografia brasileira a fonte 1 está fazendo alusão? Qual o assunto
tratado pelo texto? Que tipo de sociedade está sendo apresentada? Explique a ideia de patriarcalismo
PERGUNTA 2 - Qual o assunto tratado na fonte 2? Como Antonil retrata o Senhor de Engenho? Em
eo que isso representava para a população negra no Brasil.
PERGUNTA 3-O que está sendo representado na fonte 3? Há relação entre a imagem e a formação
sua interpretação é possível afirmar que constrói um ideal de patriarca, explique por quê.
económica, social, politica e cultural de nosso país? Releia a fonte 2 se necessário e dê exemplos.
PERGUNTA 4 - O que pode ser inferido nas fontes 4, 5 e 6 sobre a sociedade brasileira a partir das
Quais relações podem ser estabelecidas entre a sociedade patriarcal e a imagem de Frans Post?
magens de Jean-Baptiste Debret e da fotografia do século XIX? Em que medida, as imagens represen-
foram mais "harmônicas" entre brancos e negros no trabalho doméstico, ou as violências permane-
tam, nas relações familiares e dos escravizados domésticos, traços do patriarcalismo? As relações
PERGUNTA 5 - As amas-de-leite ou amas-secas, raramente cuidavam de seus próprios filhos. Essa
pratica não era autorizada pelo senhor, pois a criança branca não poderia ser amamentada no mesmo
asilos (enjeitados). A maternidade era negada à mulher negra, ama-de-leite. Observe as fotografias das
cana? Parecem mulheres escravizadas, parecem ter tratamento diferenciado ou esse era o intuito da
fotografia? Qual imagem é construída em relação a essas mulheres que cuidavam dos filhos
ciam? De exemplos.
Há permanências da sociedade patriarcal na contemporaneidade, em relação à condição femini-
na e, principalmente, entre as mulheres negras no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta: na sociedade patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com o padrão considerado normativo de raça, gênero, orientação sexual, etc.
Explicação:
De acordo com o livro podemos ver que:
1) A fonte 1 faz alusão à obra "Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal", de Gilberto Freyre, que foi um escritor socialista de impacto para o Brasil;
- O texto retrata as origens da sociedade brasileira, focalizando um homem branco, que tem posses, em desfavor da liberdade e dignidade das pessoas negras e mulheres em geral.
- O Brasil como sociedade patriarcal focalizando a figura do senhor de engenho como soberano. O patriarcalismo consiste em uma espécie de sistema social no qual apenas os homens possam liderar e ter direito à opinião.
2) A fonte 2 retrata a figura do Senhor de Engenho e fala sobre o poder que essa figura exercia na sociedade brasileira. O Antonil o retrata como uma pessoa poderosa, a qual é respeitada e obedecida por todos. Para a população negra, o senhor de engenho era a sua fonte de subsídio, mesmo que de maneira imoral. Eles não tinham outra opção senão tratá-lo com respeito, não que ele fosse digno, mas por necessidade.
3) A fonte 3 representa a estrutura do Engenho de Itamaracá, com a moenda, casa grande e senzala. Há relação entre a imagem e a formação pois os engenhos produziram a primeira riqueza industrial e agrícola do país, conhecida como o ciclo da cana-de-açúcar.
- Este ciclo contribuiu assim, com o nosso desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Através dele, relacionamos a formação patriarcal na nossa sociedade pois todo o trabalho feito pelos engenhos tinha o reconhecimento atribuído somente ao senhor de engenho;
- Frans Post retratava a exata estrutura do Engenho de Itamaracá, que sustentava o modelo patriarcal no Brasil colonial. Através dos engenhos os senhores se gabavam do exercício de seu poder.
4) É possível inferir sobre a nossa sociedade, que ela tem uma formação com base na subjugação do negro ao poder do homem branco, que o escravizava e o difamava. Podemos perceber alguns traços do patriarcado, por exemplo, na fonte 4, em que o homem está posto à frente de todos.
- As relações não foram mais “harmônicas” entre brancos e negros porque eles continuavam subjugar os negros, praticando diversos tipos de violências e violações de direitos (inclusive que na epoca não existiam), como violências sexuais com as mulheres. A desigualdade era colossal e os negros não tinham como afrontá-los.
5) Na fonte 6 há uma boa diferença entre a vestimenta dos brancos em comparação com a dos negros, que vestiam roupas humildes, já na fonte 7 tanto a mulher negra quanto a criança estão muito bem vestidas.
- De acordo com a fonte 7, podemos perceber que a vestimenta foi proposital para passar uma ideia falsa de que elas estavam sendo bem cuidadas, com o intuito de acabar com a ideia de que a mulher escravizada pudesse sofrer quaisquer maus tratos.
- O intuito era o de fabricar uma ideia irreal, em relação às mulheres que cuidavam dos filhos dos homens brancos, para convencer que elas eram valorizadas, bem cuidadas e que nada de mal acontecia com elas.;
- Há permanências de pensamentos arcaicos da sociedade patriarcal feudal na nossa sociedade atual. Estes pensamentos estão nos preconceitos implícitos e explícitos que tanto as mulheres sofrem, quanto todos que não fazem parte do padrão patriarcal do homem heterossexual, branco e pai de família.
Sobre os preconceitos na atualidade
Estes preconceitos ocorrem em qualquer lugar e podem acompanhar tanto violência física quanto psicológica. Ainda lutamos pelo direito de igualdade e devemos espalhar informação e bons costumes para que o respeito seja mútuo e que as próximas gerações tenham um futuro próspero.
Espero ter ajudado! Que tal complementar os seus estudos aprendendo sobre as semelhanças entre escravidões? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/22836290
#SPJ2