Português, perguntado por JulioBatista673425, 6 meses atrás

PERGUNTA 1

A poesia concreta nasceu embalada pela ruptura e pela negação do movimento vanguardista, que a preparou. Este é um movimento comum nesse tipo de arte: o agressivo embate com alguns setores da sociedade, da crítica literária e artística e da própria criação poética então dominante no momento. Essa poesia concreta se tornou real por meio de um veículo de comunicação próprio.


Assinale, a seguir, a alternativa que diz corretamente o nome do veículo de comunicação próprio que difundia a poesia concreta.

a.
A TV Manchete.

b.
Os folhetins.

c.
A revista Noigandres.

d.
A poesia concreta.

e.
Nova poesia: concreta.

2 pontos

PERGUNTA 2

Foi visto um alinhamento muito forte entre o movimento paulista e cearense de poesia concreta. Haroldo de Campos via no movimento nordestino uma força positiva que auxiliava a formação de um pensamento crítico concreto no Ceará, esse, embalado pelas grandes transformações sociais que ocorriam no caminho de construção de um projeto nacional moderno. Esse movimento levou Haroldo de Campos a novas conclusões sobre a poesia concreta.


Assinale, a seguir, a alternativa que explica as novas definições a que Haroldo de Campos chegou sobre a poesia concreta.

a.
Haroldo identificou a “poesia brasileira romântica” como sinônimo de poesia concreta ou, pelo menos, de poesia de vanguarda.

b.
Haroldo identificou a “poesia brasileira contemporânea" como sinônimo de poesia concreta ou, pelo menos, de poesia de retaguarda.

c.
Haroldo identificou a “poesia brasileira realista” como sinônimo de poesia concreta ou pelo menos, de poesia de vanguarda.

d.
Haroldo identificou a “poesia brasileira contemporânea” como sinônimo de poesia concreta ou, pelo menos, de poesia de vanguarda.

e.
Haroldo identificou a “poesia brasileira contemporânea” como sinônimo de poesia subjetiva ou, pelo menos, de poesia de vanguarda.

2 pontos

PERGUNTA 3

A poesia concreta também se estabelece em nível _____, e adquire uma linguagem “transnacional”. Essa transnacionalidade da linguagem poética indica que muitos poemas concretos e visuais evidenciam que essa forma de poesia, em geral, não precisa de tradução.


Assinale, a seguir, a alternativa que demonstra corretamente o nível em que a poesia concreta se estabelece, com o termo que preenche adequadamente a lacuna.

a.
intelectual.

b.
contracultural.

c.
regional.

d.
municipal.

e.
internacional.

2 pontos

PERGUNTA 4

Os poetas concretos estavam cientes de que produzir poesia de vanguarda significaria prover respostas críticas às questões situadas nos planos nacional e internacional. Esse foi o teor de um dos artigos publicados em “Teoria da poesia concreta”, escrito originalmente por um grupo concretista do Ceará, em julho de 1960, e que foi intitulado “Contexto de uma vanguarda”. Por meio de analogia, Haroldo de Campos associa a criação de Brasília, no Centro-Oeste brasileiro, à organização de um movimento de poesia concreta no Ceará.



Assinale, a seguir, a alternativa que resume o trecho anterior.

a.
O projeto da poesia concreta brasileira estava alinhado com o momento político de abertura política internacional do país.

b.
O projeto da poesia concreta brasileira estava alinhado com o momento político de modernização do país.

c.
O projeto da poesia concreta brasileira estava desalinhado com o momento político de modernização do país.

d.
O projeto da poesia concreta brasileira estava confrontando o momento político de modernização do país.

e.
O projeto da poesia concreta brasileira estava alimentando o momento político de modernização do país.

2 pontos

PERGUNTA 5

Embora tivesse havido vários movimentos de consonância na poesia concreta, nem tudo foram flores. Leda Tenório da Motta estudou as tensões entre as publicações da revista Clima e o grupo Noigandres. Ela verificou que as produções mostram diferentes linhas de forças explicativas do Brasil, e que isso aquecia a guerrilha em torno da literatura brasileira e da periferia cultural. Leda Tenório também conseguiu delimitar diferenças substanciais entre as duas correntes de pensamento.



Leia os dois grupos de informações a seguir.

I) Clima.

II) Noigandres.



Não explora o texto literário nas relações internas entre as linguagens.

Estende a prática poética para além da linguagem verbal.

Seus objetos literários são entidades estanques.

Não teve seus poetas enclausurados.



Assinale, a seguir, a alternativa que correlaciona adequadamente os dois grupos de informações.

a.
I-2, I-3, II-1 e II-4.

b.
I-1, I-3, II-2 e I-4.

c.
II-1, I-3, II-2 e II-4.

d.
I-1, I-3; II-2 e II-4.

e.
I-1, I-3, I-2 e II-4.

Soluções para a tarefa

Respondido por jekaka
5

Resposta:

pergunta 1 - C : A REVISTA NOIGANDRES, 2 - D : HAROLDO IDENTIFICOU A POESIA BRASILEIRA CONTEMPORANEA COMO SINONIMO DE POESIA CONCRETA OU PELO MENOS DE POESIA DE VANGUARDA, 3 ?, 4 - B : O PROJETO DA POESIA CONCRETA BRASILEIRA ESTAVA ALINHADO COM O MOMENTO POLITICO DE MODERNIZAÇÃO DO PAIS, 5 - D : I-1, I-3, II-2, II-4.

Explicação:

Respondido por DecaMaga
0

Respostas: 1-c (A revista "Noigandres" foi o veiculo de comunicação próprio da poesia concreta); 2-d (Haroldo de Campos identificou a “poesia brasileira contemporânea” como sinônimo de poesia concreta ou, pelo menos, de poesia de vanguarda); 3-e (A poesia concreta também se estabelece em nível internacional, e adquire uma linguagem “transnacional”); 4-b (O projeto da poesia concreta brasileira estava alinhado com o momento político de modernização do país); 5- d (I-1, I-3; II-2 e II-4).

Poesia concreta dá adeus ao verso e à estrofe

Os poemas concretos aparecem pela primeira vez com o movimento de vanguarda concretista, na Europa, em meados do século XX.

No Brasil, eles surgem em 1956, em São Paulo, na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP).

As principais características da poesia concreta são:

  • Estrutura poética vanguardista: adeus ao verso e à estrofe;
  • Utilização da linguagem verbal e não-verbal;
  • Poesia com aparência geométrica;
  • Efeitos gráficos, sonoros e semânticos;
  • Eliminação da poesia intimista e do “eu lírico”;
  • Racionalismo.

Os principais autores da poesia concreta no Brasil foram:

  • Augusto de Campos;
  • Haroldo de Campos;
  • Décio Pignatari;
  • Ferreira Gullar.

Décio Pignatari e os “Irmãos Campos” formaram o grupo chamado de “Noigandres”. Eles produziram uma revista literária com esse nome.

Tal estrutura poética foi explorada no movimento moderno. Até hoje, ela é utilizada por escritores e músicos contemporâneos, como Arnaldo Antunes.

Veja um exemplo de poesia concreta em: https://brainly.com.br/tarefa/108969

#SPJ2

Perguntas interessantes