PERGUNTA 1
A noite não adormece
Nos olhos das mulheres,
Há mais olhos que sono
Onde lágrimas suspensas
Virgulam o lapso
De nossas molhadas lembranças.
(“A noite não adormece nos olhos das mulheres”, Conceição Evaristo)
Olhei para mim e para outras mulheres. Percorri a trajectória do nosso ser, procurando o erro da nossa existência. Não encontrei nenhum. Reencontrei na escrita o preenchimento do vazio e incompreensão que se erguia à minha volta. A condição social da mulher inspirou-me e tornou-se meu tema.
(CHIZIANE, Paulina. Eu, mulher... Por uma nova visão do mundo apud “Paulina Chiziane e Conceição Evaristo: Escritas de resistência”, de Rosalia Estelita Diogo)
Comparando a citação do ensaio Eu, mulher... por uma nova visão de mundo, de Paulina Chiziane, realizada por Rosalia Diogo, com o trecho do poema de Conceição Evaristo, pode-se concluir que:
(CORRETA) o trecho do ensaio de Paulina Chiziane exprime o sofrimento das mulheres nas palavras “erro”, “vazio” e “incompreensão”; enquanto o poema de Conceição Evaristo aborda essa condição por meio de imagens nas quais se traduzem o sofrimento e a apreensão das mulheres.
PERGUNTA 2
São exemplos de estudos comparativos:
I. A investigação de fontes e influências, provenientes dos contatos e relações reais entre escritores e obras ou entre autores e países.
II. Uma história dos grandes movimentos literários no mundo ocidental, com base na comparação entre eles.
III. O questionamento da ideia de influência e de cópia, com ênfase nos desvios e na inovação com relação a outros textos, que fundariam um novo tipo de originalidade.
IV. O estudo da interação dos textos literários com obras de outras áreas do conhecimento ou com outras linguagens e modalidades artísticas.
Está/estão corretas:
as afirmativas I, III e IV.
as afirmativas I, II e III.
as afirmativas I, II e IV.
apenas a afirmativa I. (ERRADA)
todas as afirmativas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pergunta 1
(CORRETA) O trecho do ensaio de Paulina Chiziane exprime o sofrimento das mulheres nas palavras “erro”, “vazio” e “incompreensão”; enquanto o poema de Conceição Evaristo aborda essa condição por meio de imagens nas quais se traduzem o sofrimento e a apreensão das mulheres.
Pergunta 2
(CORRETA) Todas as afirmativas.
Explicação:
1 ) O poema e o ensaio, quando comparados, levam à seguinte conclusão:
O ensaio de Paulina Chiziane exprime sofrimentos de mulheres, utilizando os termos “erro”, “vazio” e “incompreensão”. Já o poema de Conceição Evaristo, aborda isso através de imagens que traduzem o sofrimento e a apreensão delas.
2 ) Todos os itens, do I ao IV, representam estudos comparativos, porque todos indicam elementos característicos que indicam a presença comparativa em obras literárias.
Poema e suas características
Poema é um gênero textual que pode ser escrito de acordo com regras rígidas – poemas escritos de forma fixa – ou versos livres, onde as imagens são mais importantes que os padrões. É questionado por muitos se a poesia, como uma expressão artística, pode ser definida. Um poema é um gênero de texto associado a gêneros literários.
Conheça elementos de um poema, aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/34358624