PERGUNTA 1
A interface de rede no sistema operacional Linux pode ser configurada na linha de comando. A configuração pode ser feita em arquivos de redes ou então no próprio terminal. Em relação à configuração de redes:
I - O endereço IPv4 da interface deve ser configurado no arquivo "interfaces". Dessa forma, esse endereço não será perdido se a máquina for desligada.
II - Ao configurar o endereço IP com o comando ifconfig e o computador for desligado, esse endereço será perdido.
III - O comando ifconfig só tem a função de manutenção e não configuração de endereço IP.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
X d. I e II
PERGUNTA 2
Há varias ferramentas, comandos que podem ser aplicados para monitoração e configuração da rede de computadores. Entre essas ferramentas, temos:
I - O comando ping tem como função verificar se um host está operando na rede de computadores. Ele envia um pacote solicitando uma resposta da máquina que se quer alcançar.
II - O comando netstat é usado para verificar, dentre outras informações, estatísticas da rede.
III - O comando route é usado para mostrar as rotas construídas na máquina.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
x c. I, II e III
PERGUNTA 3
Em redes de computadores, alguns conceitos são usados. Dentre eles, temos:
I - Host é qualquer dispositivo que se comunica com outro dispositivo. Dentre esses dispositivos, temos tablets, smarts TV e smartphones.
II - Servidor é um equipamento que pode fornecer vários serviços aos seus clientes. Um servidor é considerado um host.
III - Gateway é um dispositivo que tem como função interconectar redes diferentes, ou seja, um gateway tem como decidir o que fazer com um pacote.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
x b. I, II e III
PERGUNTA 4
O DNS é um serviço importante e deve ser configurado no Linux pelo arquivo resolv.conf. Em relação ao DNS:
I - É usado para fornecer endereço IP automaticamente para configuração das máquinas. Isso facilita a configuração e evita problemas de duplicação de endereços IP.
II - É um serviço opcional, não há problemas se não for configurado, pois o domínio pode ser enviado no pacote no lugar do endereço IP.
III - Ele é usado para traduzir endereço de domínio em endereço IP. É um serviço muito importante, pois, se não existisse, teríamos que digitar endereços IP ao invés de domínios.
Está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
x a. III
Soluções para a tarefa
Olá!
Pergunta 1
Na hora de configurar a rede em computadores com sistemas operacionais Linux, muito administradores usam como medida provisória o comando ifconfig no terminal do linux, porém o uso desse comando tem efeitos temporários no sistema, sendo reconfigurados após o computador desligar, portanto, faz se necessário configurar diretamente as interfaces de rede, para obter mudanças permanentes.
Afirmações I e II verdadeiras
Pergunta 2
Em relação as ferramentes para monitoramento e configuração da rede de computadores, temos sua importância voltada para o fato de uma rede precisa constantemente analisada e monitorada pelos administradores da rede, com intuito de solucionar problemas que venham ocorrer de maneira rápida sem prejudicar o funcionamento do estabelecimento, empresa ou até mesmo uma residência. Para isso, os profissionais de redes, contam com diversas ferramente para auxilia-los em seu trabalho, entre elas temos os comandos: ping, netstat e route que estão corretamente detalhados nas afirmações.
Todas as afirmações estão corretas!
Pergunta 3
Todas as afirmações estão corretas!
Pergunta 4
O DNS “Domain Name System”, ou “Sistema de Nomes de Domínios” é uma forma de associar domínios a um endereço de ip, ou seja, ele faz uma tradução de um domínio para um endereço ip, com isso, fica mais fácil acessar um ip, basta apenas lembrarmos do domínio a qual ele foi associado.
Apenas a afirmação III está correta!
Resposta:
Estão todas certíssimas!
Explicação: