Pedagogia, perguntado por acessoriaempregoja, 1 ano atrás

Pergunta 1 2.5 pts
O desenvolvimento do desenho infantil, de acordo com Rosa Iavelberg, passa por diferentes momentos conceituais, que expressam as hipóteses da criança sobre o que é o desenho e o que é possível comunicar por meio dele.

Assinale a alternativa que melhor descreve o Momento Conceitual de Ação:


Os rabiscos que a criança produz nos desenhos de Ação não possuem grande importância para o desenvolvimento da criança e logo devem ser superados.


A criança pequena ainda não sabe desenhar e, por isso, no momentos de ação ela explora os materiais, buscando imitar os adultos ou as crianças mais velhas para reproduzir desenhos e músicas.


No desenho de ação, a criança explora os gestos e as marcas que eles podem produzir ao utilizar diferentes materiais. Por meio deste jogo de exploração, ela pode relacionar causa e efeito e expandir o seu repertório de linhas, formas e pontos para produzir as imagens.


Pergunta 2 2.5 pts
Observe a seguinte imagem e selecione a alternativa que melhor define o momento conceitual de desenho da criança que a produziu:

imag........DESENHO FEITO POR UMA CRIANÇA E PINTADO COM LÁPIS DE COR DESCREVE: UMA FIGURA FEMININA DE ÓCULOS, NUVENS, SOL, PÉ DE COQUEIRO, CARRO, ESTRELA DO MAR E CARANGUEIJO.


Momento conceitual de imaginação II: O desenho de imaginação II é aquele em que os símbolos antes desarticulados compõem uma cena, uma história, um ambiente. A criança exercita a representação em símbolos e expande o seu repertório gráfico no diálogo com outros desenhistas.


Momento conceitual de ação: No momento conceitual de ação, as marcas que os gestos imprimem sobre as superfícies são o alvo de investigação da criança. Linhas, formas e pontos utilizados em diferentes combinações são amplamente explorados para compor as imagens.


Momento conceitual de imaginação I: Neste momento conceitual, o desenho ganha um sentido simbólico, e já não é organizado de maneira aleatória. Os símbolos e formas não mantêm uma relação entre si e são colocados aleatoriamente no espaço.


Pergunta 3 2.5 pts
Assinale a alternativa que melhor define a aprendizagem compartilhada do desenho da criança e por que ela pode favorecer o seu desenvolvimento:


Configura-se como a aprendizagem que ocorre quando a criança compartilha materiais com os colegas. Pode favorecer o desenvolvimento do desenho na medida em que a criança experimenta novos meios para produzir suas imagens.


Configura-se como a aprendizagem que ocorre quando a criança observa imagens de artistas e tenta reproduzi-las à sua maneira. Pode favorecer o desenvolvimento do desenho na medida em que oferece modelos para a criança.


Configura-se como a aprendizagem que é mobilizada pela interação entre as crianças enquanto desenham na escola; configura-se como potente ferramenta para o desenvolvimento da linguagem visual, porque favorece a ampliação de esquemas gráficos (ou seja, maneiras de usar e organizar linhas, formas e pontos), temas e maneiras de utilizar os materiais.


Pergunta 4 2.5 pts
No texto A arte da criança e do jovem na escola moderna, Rosa Iavelberg afirma que a arte/educação modernista teve como intenção libertar as crianças de:


Práticas que visavam à livre-expressão dos alunos por meio da exploração de materiais sem a intervenção do professor.


Práticas artísticas escolares mecânicas, repetitivas e passivas da escola tradicional, tendo em vista que os métodos tradicionais tinham propósitos alheios às tendências da arte, da educação e da concepção moderna sobre esse público.


Práticas que visavam o diálogo poético do aprendiz com seus pares e com os artistas como forma de impulsionar o seu desenvolvimento artístico.

Soluções para a tarefa

Respondido por meraanjossssp9r72z
12

 

No desenho de ação, a criança explora os gestos e as marcas que eles podem produzir ao utilizar diferentes materiais. Por meio deste jogo de exploração, ela pode relacionar causa e efeito e expandir o seu repertório de linhas, formas e pontos para produzir as imagens.


acessoriaempregoja: Obg
Respondido por marciajmmlowmv5j
20

Questão 1: No desenho de ação, a criança explora os gestos e as marcas que eles podem produzir ao utilizar diferentes materiais. Por meio deste jogo de exploração, ela pode relacionar causa e efeito e expandir o seu repertório de linhas, formas e pontos para produzir as imagens.

Questão 2: Momento conceitual de imaginação II: O desenho de imaginação II é aquele em que os símbolos antes desarticulados compõem uma cena, uma história, um ambiente. A criança exercita a representação em símbolos e expande o seu repertório gráfico no diálogo com outros desenhistas.

Questão 3: Configura-se como a aprendizagem que é mobilizada pela interação entre as crianças enquanto desenham na escola; configura-se como potente ferramenta para o desenvolvimento da linguagem visual, porque favorece a ampliação de esquemas gráficos (ou seja, maneiras de usar e organizar linhas, formas e pontos), temas e maneiras de utilizar os materiais.

Questão 4:Práticas artísticas escolares mecânicas, repetitivas e passivas da escola tradicional, tendo em vista que os métodos tradicionais tinham propósitos alheios às tendências da arte, da educação e da concepção moderna sobre esse público.


nelmapaula: Todas certas!
Perguntas interessantes