Pergunta 1
1. A partir da década de 1960, o discurso no âmbito da Educação Física é tomado pelo teorizar cientificista, que tem como uma de suas características:
a. O teorizar se deu, fundamentalmente, a partir das ciências humanas e sociais, como História, Filosofia, Antropologia, Pedagogia etc.
b. O teorizar cientificista deu enfoque central à problemática redemocratização do Brasil, que vivia numa ditadura militar, e, com a ajuda da Educação Física, buscou seu novo projeto político de sociedade.
c. Permitiu à área elaborar o conceito de cultura corporal de movimento, conferindo-a legitimidade e status de ciência.
d. O discurso da performance esportiva é deslocado para um plano secundário, pois é sufocado pelas discussões pedagógicas educacionais no âmbito da Educação Física. Dessa maneira, pesquisas de cunho histórico-crítico foram desenvolvidas.
e. Surgiram vários especialistas, mas não em Educação Física, o que evidenciou a dependência da área de outras disciplinas científicas.
0,25 pontos
Pergunta 2
1. Sobre a relação entre esporte e Educação Física, é correto afirmar que:
a. O Método Desportivo Generalizado utilizado pela Educação Física torna-se uma proposta muito mais atrativa do ponto de vista da pedagogia progressista, porém não conseguiu desestabilizar os tradicionais métodos ginásticos, o que ofuscou o esporte na escola.
b. A partir do problema da melhoria da performance esportiva foi que a Educação Física/Ciências do Esporte se cientificizou e o seu teorizar vai-se dar, fundamentalmente, a partir das ciências-mãe, como: Fisiologia, Medicina, Física etc.
c. A partir da década de 1960, o discurso no âmbito da Educação Física é tomado pelo teorizar cientificista. Um fator determinante para essa nova onda cientificista foi o enorme desenvolvimento dos métodos ginásticos e da industrialização do país.
d. A Educação Física não é colocada a serviço do sistema esportivo, mas desempenhou o papel de disciplina com caráter pedagógico fundamental na escola para analisar e criticar a sociedade capitalista e, consequentemente, o esporte de alto rendimento.
e. Com o teorizar da Educação Física/Ciências do Esporte, o discurso pedagógico foi protagonista na década de 1970, pois, com o Método Desportivo Generalizado, a área encontrou sua identidade enquanto área científico-acadêmica e, assim, livrou-se da sua crise de identidade.
0,25 pontos
Pergunta 3
1. Sobre as críticas à Ginástica e à ascensão do Esporte, analise as afirmações abaixo:
I- Houve um casamento entre o nível de abordagem da Escola Nova, com maior visão da totalidade do homem, e o desenvolvimento da Educação Física, que provocou a consolidação dos métodos ginásticos.
II- O fenômeno esportivo passa a ser muito mais que disputas entre equipes e atletas e começa a carregar um forte componente político. A ideia de nação poderosa constituída por cidadãos fortes e saudáveis fez com que os estados totalitários utilizassem o esporte como veículo publicitário de seus regimes políticos.
III- A ascensão do esporte não provocou um abalo à hegemonia dos modelos ginásticos no currículo escolar, apesar da importância social e política que o fenômeno esportivo ganhou, e também foi palco de disputas políticas ideológicas.
Sobre as afirmações, é correto afirmar que:
a. Todas estão corretas.
b. Somente I está correta.
c. Todas estão incorretas.
d. Somente III está correta.
e. Somente II está correta.
0,25 pontos
Pergunta 4
1. Sobre o fenômeno esportivo, podemos afirma que:
a. Sem dúvida, as grandes competições esportivas e o desenvolvimento dos meios de comunição foram decisivos para criticar a relação Educação Física e Esporte. Afinal, com a transmissão das competições esportivas foi possível perceber que o esporte é uma prática excludente e não compatível com a disciplina Educação Física na escola.
b. Nas escolas, houve difusão do Método Desportivo Generalizado de Auguste Listello. Tal método prometia proporcionar uma atividade prazerosa na forma de jogo, por pequenos grupos e com flexibilização das regras, sendo uma alternativa aos rígidos métodos ginásticos.
c. Passou a interessar cada vez mais a um maior número de nações um bom desempenho nos Jogos Olímpicos, exceto aqueles países que foram potências econômicas e políticas, como os EUA e URSS, que se concentravam na Guerra Fria, e não nas disputas esportivas.
d. A Educação Física não se relacionou com o sistema esportivo, pois o esporte é uma instituição autônoma com seus objetivos pedagógicos próprios para formar atletas para o alto rendimento. A Educação Física busca mais a educação emancipatória.
e. O Método Desportivo Generalizado foi uma tentativa de manter a Ginástica, uma instituição social autônoma, sob o domínio pedagógico da Educação Física.
0,25 pontos
Salvar e Enviar
d.
Surgiram vários especialistas, mas não em Educação Física, o que evidenciou a dependência da área de outras disciplinas científicas.
OBS verifiquem a letra pois pode ser outra opçao
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Sobre a relação entre esporte e Educação Física, é correto afirmar que:
c. A partir do problema da melhoria da performance esportiva foi que a Educação Física/Ciências do Esporte se cientificizou e o seu teorizar vai-se dar, fundamentalmente, a partir das ciências-mãe, como: Fisiologia, Medicina, Física etc.
c. A partir do problema da melhoria da performance esportiva foi que a Educação Física/Ciências do Esporte se cientificizou e o seu teorizar vai-se dar, fundamentalmente, a partir das ciências-mãe, como: Fisiologia, Medicina, Física etc.
Respondido por
9
1. Sobre as críticas à Ginástica e à ascensão do Esporte, analise as afirmações abaixo:
Somente II está correta.
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Nas escolas, houve difusão do Método Desportivo Generalizado de Auguste Listello. Tal método prometia proporcionar uma atividade prazerosa na forma de jogo, por pequenos grupos e com flexibilização das regras, sendo uma alternativa aos rígidos métodos ginásticos. A LETRA PODE SER OUTRA MAIS A RESPOSTA É ESSA COM CERTEZA