PERGUNTA 1
1. A Lei n. 9.394/96, diante das crescentes demandas sociais para o ensino superior no Brasil, flexibilizou as formas organizacionais de oferta de Educação Superior, possibilitando diversos formatos e modalidades de ensino na perspectiva de democratizar o acesso a ela. Esse reordenamento contribuiu decisivamente para que dois movimentos educacionais ocorressem: expansão e interiorização.
Diante dessas informações e dos estudos realizados até aqui, analise as seguintes assertivas:
Uma das formas de expandir o acesso ao ensino superior e qualificar para o mercado de trabalho foi a criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
A formação de tecnólogos responde a uma demanda reprimida de oferta de mão de obra especializada para atender às exigências do mercado de trabalho.
O Brasil sempre contou com mão de obra especializada, razão por que não há necessidade da criação dos Centros Federais de Educação Tecnológica.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) corretas.
III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
I e III.
I e II.
PERGUNTA 2
1. A reforma do Ensino Médio pressupõe a autonomia do estudante para que possa escolher o percurso formativo direcionado às suas escolhas profissionais futuras. Nesse sentido, ele deverá optar por uma, entre as quatro áreas do conhecimento, que compõe o currículo do Ensino Médio. É o caso de João Fernando, que optou por seguir carreira na área de saúde e pretende, após concluir o Ensino Médio, prestar seleção para ingressar em um curso de graduação em Medicina.
Considerando o exemplo de João Fernando, assinale a alternativa que apresenta o percurso acadêmico correto a ser seguido por ele.
O mais adequado é mesclar duas áreas de conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Isso porque se o estudante não conseguir fazer Medicina, poderá cursar Engenharia.
A opção pela área das ciências humanas e sociais aplicadas, no que pese a relevância dela para o pleno exercício da cidadania, não contempla de forma satisfatória as exigências da área da saúde.
O mais adequado é o estudante optar pelo percurso formativo de ciências da natureza e suas tecnologias, pois nessa área ficam concentrados os componentes curriculares de física, química e biologia. Pelo fato de o curso de Medicina se encontrar na área da saúde, esses conhecimentos serão os mais requisitados.
A área que envolve linguagens e suas tecnologias é de extrema importância para todas as profissões, na medida em que contribui para uma boa comunicação e redação. No entanto, seus componentes curriculares não são os mais adequados para quem faz a opção por cursos da área da saúde.
A escolha pela área de matemática e suas tecnologias não é a melhor opção para quem pretende se profissionalizar em Medicina. No entanto há de se reconhecer a importância de tal área para a vida nas sociedades atuais em que a economia exerce uma função central nas relações sociais.
PERGUNTA 3
1. Leia com atenção o trecho a seguir.
“A manutenção da educação infantil como primeira etapa da educação básica representa uma grande vitória das forças democráticas, haja vista que foi intenso e polêmico o debate em torno dessa questão, durante o processo de elaboração da lei, ressaltando que, em algumas versões do relatório do Senado Federal, chegou a ser retirada a educação infantil do âmbito da educação básica”.
PEREIRA, E. W., TEIXEIRA, Z. A. A educação básica redimensionada. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997, p. 92.
Com base nas reflexões acima e nos estudos realizados, considere as seguintes assertivas:
Em face de ideias divergentes sobre um projeto de educação para o país, a inclusão, no texto formal da LDBEN, da Educação Infantil na estrutura da Educação Básica tornando-a obrigatória e gratuita, representou uma vitória para as classes trabalhadoras que necessitam das instituições públicas para que suas crianças possam usufruir do direito à educação.
Não é de interesse das elites que o poder público invista recursos na Educação Infantil, na medida em que, historicamente, as crianças não possuíam esse direito, já que era um dever da família educá-las até o Ensino Fundamental.
A Educação Infantil deve ser de responsabilidade do setor privado, e não é tarefa da LDBEN disciplinar esse nível de escolaridade. Isso porque a educação é da alçada exclusiva da família, não cabendo a utilização de recursos públicos para essa etapa educativa.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
I e III.
I, apenas.
III, apenas.
II e III.
I e II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
Resposta correta: I apenas
Respondido por
0
Resposta:
lll apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás