Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Conhecida pelo processo radical de tatuagem, que fez com que, no ano 2000, ela realizasse As vacas comem duas vezes a mesma comida – o título provém da composição Maneiras, de Arnaldo Antunes e David Calderoni (1998) – a artista e pesquisadora articula vários tipos de experimentação corporal em uma crítica à superficialidade da condição humana. Na ação, ela tatuou manchas de vacas em todo o seu corpo. A sua opção pela vaca não é fortuita: "Nós não digerimos bem as ideias que recebemos de filmes, livros e jornais".
O texto acima se refere a qual artista?
Resposta Selecionada:
b.
Priscilla Davanzo.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Artista representativo da body art no Brasil, nos anos 1970, que participou do Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, apresentando-se nu para o público, propondo o próprio corpo como obra.
Trata-se de:
Resposta Selecionada:
a.
Antonio Manuel.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Sobre os trabalhos do artista brasileiro Rodrigo Braga, analise as assertivas a seguir quanto à sua veracidade, se Verdadeiras ou Falsas.
I - Seus trabalhos se enquadram na categoria artística body art porque são vídeos nos quais o artista manipula elementos da tecnologia durante o seu processo de criação e produção.
II - Faz uso de técnicas de manipulação de imagens que, segundo Katia Canton, geram resultados radicais, causando desconforto e repulsa.
III - A sua obra Fantasia de compensação, é uma sequência de imagens em que ele incorpora pedaços da cabeça de um cão morto, como o focinho e as orelhas, por intermédio de uma cirurgia.
As assertivas I, II e III SÃO, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
b.
F, V.V.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
O australiano Stelarc é um artista performático cujas obras concentram-se fortemente no futurismo e na extensão das capacidades do corpo humano. Ele trabalha na conexão entre o corpo natural e o corpo artificial.
Em relação à Stelarc podemos AFIRMAR, CORRETAMENTE que:
Resposta Selecionada:
b.
Em 2007, implantou uma terceira orelha no seu braço. O conceito final do artista é implantar um microfone ligado a um transmissor Bluetooth de modo a que a orelha do braço transmita o que o braço dele “ouve” para qualquer um que queira ouvir isso na internet.
ESTÃO CORRETAS
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em depoimento ao jornal britânico The Guardian, a artista declarou: "O narcisismo é muito importante. Ele está na capacidade de mostrar algo interessante sobre a nossa sociedade. Já a dor é anacrônica. Existem anestesias, morfinas. Se eu experimentasse a dor, não teria como, durante algumas partes das cirurgias, ler meus textos ou desenhar com meu sangue".
Interferências no corpo como as realizadas pela artista começaram a ser denominadas body modification (modificação do corpo), ações que agregam acessórios ao corpo e intervém no seu projeto original, sendo que o corpo passa a sofrer modificações das mais diversas formas, chegando a perder a aparência humana.
As informações acima se referem à qual artista?
Resposta Selecionada: a. ORLAN.
Foram os Radicais Vienenses – também denominados Acionistas Vienenses – que desenvolveram e sistematizaram a body art, levando o gênero da performance a extremos. O grupo, formado em 1962, por Günter Brus, Otto Muehl, Hermann Nitsch e Rudolf Schwarzkogler, fez do horror e da obscenidade elementos centrais de suas apresentações.
Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro, ou F para Falso:
I - Produzindo vídeos, pinturas e performances escatológicas e obscenas, e realizando em público uma série de situações tabu, seus integrantes eram perseguidos e eventualmente detidos pela polícia.
II - Otto Muehl foi vítima desse comportamento: morreu com 29 anos em decorrência de suas próprias ações sobre seu corpo – ele pulou de uma janela em um suicídio público.
III - Aparentemente inaceitáveis tanto do ponto de vista moral, quanto artístico, as propostas do grupo foram, surpreendentemente, ganhando gradativamente status de vanguarda e conquistando o mundo da Arte como a participação de Otto Muehl em duas exposições no Museu do Louvre.
IV - Animais mortos, incluindo peixes e galinhas, e os instrumentos médicos que evocavam métodos de tortura, apresentam-se regularmente no trabalho de Schwarzkogler, assim como sua vestimenta branca ou seu corpo nu vistos na série Ações, realizada entre 1965 e 1966.
As assertivas I, II, III e IV acima SÃO, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada: d. V, F, V, V.
Explicação: