Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Com os avanços da Tecnologia, equipamentos começam a surgir, o que alavanca o uso da Tecnologia como ferramenta criativa para os artistas. Sobre a câmera de vídeo, analise as assertivas a seguir, quanto à veracidade, se verdadeiras ou falsas.
I. A empresa japonesa Sony lançou no mercado um equipamento revolucionário: a primeira câmera de vídeo doméstica e o Video Tape Recorder.
II. O uso das câmeras de vídeo na criação de obras de Arte cria uma nova relação, conferindo-lhe um novo sentido.
III. No início da videoarte, os artistas não pesquisavam a linguagem do vídeo, mas simplesmente o utilizavam para gravar seus filmes.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
d.
V, V, F.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Dois artistas foram fundamentais para a criação da videoarte no mundo: o sul-coreano Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell, integrantes do grupo Fluxus. Em relação aos primeiros trabalhos de videoarte, analise as assertivas a seguir, se verdadeiras ou falsas:
I. Por meio de sua obra, Vostell atestava inconformidade com o meio televisão e agredia fisicamente aparelhos em suas performances e instalações.
II. Em 1963, Paik realiza a individual Exposição de música, televisão eletrônica, em Wuppertal (Alemanha). Esse momento mudaria para sempre a Arte do século XX.
III. Em Jardim de TV, trabalho apresentado em 1975, na 13ª Bienal de São Paulo, Paik misturou plantas em meio a aparelhos ligados, utilizando-os como fontes luminosas.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
a.
V, V, V.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Em 1991, o cineasta norte-americano Chel White (1959-) realizou um filme de animação com quatro minutos com imagens sequenciais de mãos, rostos e outras partes do corpo, usando as capacidades fotográficas únicas de uma fotocopiadora. Cores em camadas foram criadas. O filme alcança uma estética de sonho com elementos do sensual e do absurdo. O curta foi apresentado em importantes festivais de Cinema e recebeu prêmios. No Brasil, um artista paulistano transgrediu todas as regras ao também criar obras em fotocopiadoras.
Identifique, nas opções a seguir, o nome da técnica usada por Chel White e o artista brasileiro, que foi um dos pioneiros dessa Arte no país:
Resposta Selecionada:
c.
Xerografia; Hudinilson Jr.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Considerados os criadores da vIdeoarte no mundo, iniciaram suas pesquisas e experimentações com a linguagem, manipulando elementos eletrônicos e se apropriando de imagens geradas por emissoras de TV.
Estamos nos referindo a:
Resposta Selecionada:
c.
Nan Jun Paik e Wolf Voltell.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d. V, V, F.
Resposta:
a. V, V, V.
Estão corretas! Obrigado.
Resposta:
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
Em 1991, o cineasta norte-americano Chel White (1959-) realizou um filme de animação com quatro minutos com imagens sequenciais de mãos, rostos e outras partes do corpo, usando as capacidades fotográficas únicas de uma fotocopiadora. Cores em camadas foram criadas. O filme alcança uma estética de sonho com elementos do sensual e do absurdo. O curta foi apresentado em importantes festivais de Cinema e recebeu prêmios. No Brasil, um artista paulistano transgrediu todas as regras ao também criar obras em fotocopiadoras.
Identifique, nas opções a seguir, o nome da técnica usada por Chel White e o artista brasileiro, que foi um dos pioneiros dessa Arte no país:
Resposta Selecionada:
e.
Xerografia; Hudinilson Jr.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Dois artistas foram fundamentais para a criação da videoarte no mundo: o sul-coreano Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell, integrantes do grupo Fluxus. Em relação aos primeiros trabalhos de videoarte, analise as assertivas a seguir, se verdadeiras ou falsas:
I. Por meio de sua obra, Vostell atestava inconformidade com o meio televisão e agredia fisicamente aparelhos em suas performances e instalações.
II. Em 1963, Paik realiza a individual Exposição de música, televisão eletrônica, em Wuppertal (Alemanha). Esse momento mudaria para sempre a Arte do século XX.
III. Em Jardim de TV, trabalho apresentado em 1975, na 13ª Bienal de São Paulo, Paik misturou plantas em meio a aparelhos ligados, utilizando-os como fontes luminosas.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
Resposta Selecionada:
a.
V, V, V.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Um artista que passou a usar o vídeo em larga escala a partir dos anos 1990; foi __________. Ele tem realizado instalações sofisticadas de cenas e eventos que, muitas vezes, referem-se a experiências intensas, envolvendo grande emoção como cirurgias do coração e cenas de nascimento e morte. Em The Messenger (1996), provavelmente seu vídeo mais famoso, um homem nu se ergue lentamente da água e depois volta a mergulhar. A intenção do artista é representar a repetição indefinida do ciclo de vida e morte.
O nome do artista que preenche CORRETAMENTE a lacuna é:
Resposta Selecionada:
c.
Bill Viola.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Considerados os criadores da vIdeoarte no mundo, iniciaram suas pesquisas e experimentações com a linguagem, manipulando elementos eletrônicos e se apropriando de imagens geradas por emissoras de TV.
Estamos nos referindo a:
Resposta Selecionada:
b.
Nan Jun Paik e Wolf Voltell.
Explicação: Tem a do outro que mais usou video em 1990 esta correto