Pedagogia, perguntado por duddobr, 9 meses atrás

Pergunta 01

Leia o texto a seguir.

“Fragmentada em pequenos grupos, fragilizada pela ausência de algum tipo de organização ampla, tendo que carregar o peso do preconceito racial que se transfere do negro para a cultura negra, a religião dos orixás tem poucas chances de se sair melhor na competição — desigual — com outras religiões. Silenciosamente, assistimos hoje a um verdadeiro massacre das religiões afro-brasileiras. Sem um projeto novo de expansão e de reorientação num quadro religioso que se tornou extremamente complexo e competitivo, a umbanda talvez tenha menos recursos que o candomblé para enfrentar a nova conjuntura. Os dados dos censos mostram que é da umbanda que vem o encolhimento demográfico do segmento religioso afro-brasileiro, e o vigor do novo candomblé não tem sido suficiente para compensar as perdas”.

PRANDI, R. O Brasil com axé: candomblé e umbanda no mercado religioso. Estudos avançados, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 223-238, set./dez. 2004, p. 231. Disponível em: . Acesso em: 18/04/2018.

O texto trata de um tipo específico de preconceito. O preconceito, como sabemos, diz respeito a noções pré-estabelecidas que temos em relação a determinado grupo ou modo de viver, o que causa repercussões negativas em nossa sociedade: violação de direitos, males psicológicos, desigualdades sociais, manifestações de violência, entre tantas outras.

Tendo em vista as diferentes formas que adquirem no âmbito social, essas ideias e comportamentos de teor etnocêntrico acabam assumindo diferentes designações. A partir disso, relacione as colunas a seguir.

1. Intolerância religiosa
2. Desigualdade de gênero
3. Discriminação
4. Preconceito racial

( ) Concepções pré-estabelecidas de que uma raça ou etnia seja pior ou possua incapacidades inatas em relação a determinado campo, como o cognitivo ou intelectual.

( ) Maneira como os preconceitos podem ser manifestados, o tratamento diferenciado que é despendido à vítima deste mal. Transgride os direitos de certa pessoa de maneira infundada ou com base em uma ideia acrítica em relação a ela.

( ) Falta de respeito à crença alheia e que pode ser manifestada por meio de depredações e violências físicas e simbólicas.

( ) Desequilíbrio social no que tange ao tratamento e ao acesso a oportunidades entre homens e mulheres. Problemática que, até hoje, apresenta-se de maneira profunda na realidade brasileira.

Agora, assinale a sequência correta.

a. 4, 3, 2, 1.

b. 4, 3, 1, 2.

c. 1, 3, 4, 2.

d. 3, 4, 1, 2.

e. 4, 1, 3, 2.

Soluções para a tarefa

Respondido por duddo
3

Resposta:

b.  4, 3, 1, 2.

Explicação:

O preconceito racial se trata de ideias concebidas a priori, a partir de uma concepção de que há uma hierarquia valorativa entre diferentes raças ou etnias. A discriminação, por outro lado, é o ato de diferenciar de maneira preconceituosa e excludente. Por fim, a desigualdade de gênero se caracteriza pela diferença de oportunidades de forma prejudicial às mulheres.

Respondido por Andreia15pedagogia
0

Resposta:

4 - 3 - 1  - 2  

Corretíssima!!!

Explicação:

Perguntas interessantes