Perfis das lideranças:
O líder Carlos: É o filho mais velho, tem muito conhecimento sobre a empresa, mais conservador nas suas escolhas, prefere seguir a linha de trabalho do pai, gosta de ter controle sobre a empresa e funcionário, porém é muito responsável e bom administrador em relação a saúde financeira da empresa. Fica sob sua total responsabilidade a política de cargos e salários, os aumentos e movimentação de cargos, demissões só acontecem se ele permitir.
O líder Henry: 8 anos mais jovem que o irmão, tem um perfil inovador, carismático, gosta de desafio e quer fazer mudanças na gestão da empresa não tem tanto conhecimento sobre a empresa. Mas antes de seu pai falecer foi concedido a ele 70% da sociedade, fato que o irmão tem muita dificuldade de aceitar, pois os funcionários sabem dessa divisão.
Elaborado pelo professor, 2021.
A empresa X está passando por alguns desafios durante o período de pandemia, por isso contratou um gestor, e uma das principais ações necessárias dele será analisar as lideranças e suas formas de poder, para então posteriormente desenvolver treinamentos e a contratação de uma empresa de mentoria para trabalhar os perfis dos dois líderes.
Imagine que você é o novo gestor contratado e o seu primeiro desafio na organização será escrever um relatório (texto dissertativo) com o objetivo de identificar quais são os tipos de poder e influência que cada líder utiliza com a equipe e justificar sua resposta.
Soluções para a tarefa
Para responder essa questão você deverá escrever um relatório visando a identificação dos tipos de poder e influência que cada líder utiliza com a equipe e justificar sua resposta.
→ Antes de começar, pesquise sobre os tipos de liderança.
Você pode fazer isso por meio de um texto argumentativo-dissertativo, seguindo as dicas abaixo:
- Divida o texto em introdução, desenvolvimento e conclusão.
No desenvolvimento as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor sobre o ponto de vista apresentado na introdução.
Como esse tipo de dissertação ter caráter argumentativo, no desenvolvimento o autor faz a exposição das ideias visando argumentar para convencer o leitor sobre o que foi dito na introdução.
- Faça uso de sujeito indeterminado e de verbos na 3ª pessoa.
Em textos dissertativos é aconselhável utilizar uma linguagem impessoal.
Espero ter ajudado!