História, perguntado por theogenesthalyssom, 10 meses atrás

Percebemos no período do Império a forte interferência da Religião nos assuntos Políticos do País. Como você observa esse movimento atualmente no Brasil? Na sua opinião quais são os limites e possibilidades que a interferência ou distanciamento entre as duas instâncias (política e religião) podem trazer para a vida dos cidadãos?





Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
19

Durante o período do Império no Brasil a Igreja ainda estava profundamente vinculada às estruturas políticas do governo e do Estado nacional. Isso quer dizer que não havia uma laicidade ou uma secularização realizada de maneira completa em nosso país.

Após este período, especialmente no decorrer da primeira metade do século XX, ocorreu uma desvinculação oficial da Igreja Católica das estruturas de governo. Todavia, ainda hoje podemos observar a influência da Igreja nos negócios do governo, como é possível ver pela relação entre políticos e líderes religiosos.

Os limites e possibilidades de interferência e distanciamento entre política e religião encontram-se no bom senso, na medida em que a população brasileira é, de fato, em sua maioria, cristã e, por isso, acaba por ter representantes políticos cristãos operando a lei.

Perguntas interessantes