Artes, perguntado por Theonline415, 10 meses atrás

Percebe-se que na música popular brasileira, a divisão temporal é tênue, porque podemos ouvir músicas em arranjos e adaptações feitos atualmente que nos soam como criações novas, mas que já foram consagradas em outros tempos. Você conhece alguma música antiga que foi regravada recentemente? Pesquise e escreva a seguir o que você descobriu sobre regravações de músicas, grupos e cantores, gêneros musicais e outros detalhes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Thris24
2

Resposta:

Covers são sempre aventuras arriscadas.Muitas vezes os artistas querem prestar homenagens às suas bandas favoritas e o fazem ao vivo, ou com um lado B, algo passageiro que não necessariamente se torna lançamento oficial.Em outras ocasiões, porém, a ideia é trabalhar aquela versão como single, e em muitas dessas homenagens o resultado é arrebatador.É justamente o caso com as músicas que listaremos aqui na sequência, onde covers de músicas brasileiras foram gravadas anos depois e se tornaram canções de destaque nas carreiras das bandas e artistas que idealizaram as novas roupagens.Tem Skank tocando Gilberto Gil, Titãs em bela versão de Roberto e Erasmo Carlos e até hit do Axé.A banda mineira Skank já fazia sucesso no Brasil há um bom tempo quando veio esta versão.Lançado em 2004, o álbum Radiola contava com hits já famosos do grupo, como “Vou Deixar” e “Dois Rios“. Uma das canções novas foi uma versão para “Vamos Fugir“, composta por Liminha e Gilberto Gil, lançada originalmente 20 anos antes, em 1984, no álbum Raça Humana.

A versão se tornou um dos maiores sucessos do grupo, e uma das canções mais pedidas nas rádios na época. A banda acrescentou uma pegada mais pop rock ao reggae da versão original.A cantora baiana Pitty manda muito bem quando o assunto é regravar canções. Foi o que aconteceu com “Dê Um Rolê“, música lançada como single pelo grupo Novos Baianos em 1971. Na nova versão, percebemos um tom mais pesado do que na original, com a presença evidente de guitarras distorcidas.A faixa ganhou status popular novamente na voz de Pitty ao servir como tema de abertura para a novela “Rock Story”, exibida pela Rede Globo entre 2016 e 2017.Mas a inspiração de Pitty na música dos anos 70 ficou evidente também em outra cover. Dessa vez homenageando a paulista Rita Lee, a cantora regravou a canção “Agora Só Falta Você“, lançada originalmente em 1975. Uma atmosfera mais pesada caracteriza essa nova versão, com direito a belos solos de guitarra.Roberto e Erasmo Carlos são basicamente o “Batman e Robin” da música brasileira. Uma carreira de sucesso, de hits, e comandantes de uma revolução musical que o Brasil viveu a partir dos anos 50. Entre as várias composições, temos essa, “É Preciso Saber Viver“, que muita gente também conhece pela versão da banda Titãs, na voz de Paulo Miklos.

A primeiríssima gravação da composição da dupla pertence à banda Os Vips, e a versão entrou para a trilha sonora do filme “Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa“, de 1970. O próprio Roberto gravou a canção pouco depois, em seu álbum homônimo de 1974. A partir daí a música ganharia mais visibilidade.A versão do Titãs veio em bom tempo, explodindo nas rádios em 1998 com seu som orquestrado e seus solos de guitarra. A faixa integraria o álbum Volume Dois, e, sendo lançada como single, ganhou até um belo videoclipe.Uma curiosidade sobre a canção é que ela foi baseada em “It’s Over“, canção de Jimmi Rodgers que ficou famosa na voz de Elvis Presley em 1973.Entre outras músicas.....

Perguntas interessantes