pequeno resumo sobre ditaduras latino- americanas
Soluções para a tarefa
Resposta: O processo de independência das nações latino-americanas, ao longo do século XIX, deu origem a uma série de Estados independentes em sua maioria influenciados pelo ideário iluminista. No entanto, a obtenção dessa soberania política não foi capaz de dar fim à dependência econômica que submetia tais países aos interesses das grandes potências econômicas da época. Ao mesmo tempo, a consolidação da democracia ainda era prejudicada pela ação de governos tomados por uma elite conservadora e entreguista.
No século XX, a desigualdade social e a exclusão econômica ainda eram questões que permaneciam pendentes nas várias nações latino-americanas. Contudo, a ascensão de forças reformistas e nacionalistas passou a se contrapor à arcaica hegemonia caudilhista das elites. A insistência em manter as classes populares excluídas do jogo político e, ao mesmo tempo, preservar a economia nacional atrelada aos interesses dos grandes centros capitalistas começou a sofrer seus primeiros abalos.
Guerra fria e as ditaduras na América Latina
Após a Segunda Guerra Mundial, a instalação da ordem bipolar e o sucesso do processo revolucionário cubano inspiraram diversos movimentos de transformação política no continente americano. Em contrapartida, os Estados Unidos – nação que tomava a dianteira do bloco capitalista – preocupavam-se com a deflagração de novas agitações políticas que viessem a abalar a hegemonia política, econômica e ideológica historicamente reforçada nos combalidos Estados latino-americanos.
Explicação:
As ditaduras latino-americanas se tornaram comuns principalmente após a Segunda Guerra Mundial, pois eram patrocinadas pelos Estados Unidos.
Ditaduras latino-americanas
Durante a Guerra Fria, o governo dos Estados Unidos patrocinou ditaduras em vários países da América Latina, inclusive no Brasil. Tudo isso para evitar a influência de políticos socialistas e ligados à antiga União Soviética.
Por isso, foi diretamente responsável pelos governos militares de países como Brasil, Uruguai, Argentina, Uruguai e Chile. Inclusive, essas ditaduras tiveram também o nome de Operação Condor (na época, o Brasil, que já vivia na ditadura militar, apoiou esses países vizinhos).
Para saber mais sobre as ditaduras latino-americanas, clique no link: https://brainly.com.br/tarefa/9224109
#SPJ2