Biologia, perguntado por HysaChaves, 1 ano atrás

pequeno resumo sobre a produção dos alimentos

Soluções para a tarefa

Respondido por gatinha02bia
27

Podemos considerar a produção de alimentos como necessidade básica para a nossa sobrevivência. De fato, quem é que pode viver sem alimentar-se? É um problema que cada se torna mais difícil e exige soluções de maior envergadura.Em sua maior parte, esse problema é gerado pela tendência das pessoas se concentrarem em densos agrupamentos as grandes cidades cujos dois maiores objetivos são as atividades industrial e comercial. Estes grandes centros necessitam importar das zonas agropecuárias todos os alimentos de que precisam, e isso em quantidades fantásticas.

Respondido por marubimp9s9t1
13
SISTEMA DE PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS

Um sistema de produção de alimentos é
composto por todas as organizações, setores sociais e atividades relacionadas com à disponibilidade do alimento, desde a produção agrícola, distribuição, comércio e consumo. Quando todas as etapas colaboram para a preservação ambiental, este sistema é considerado sustentável. A sustentabilidade do sistema alimentar é essencial para garantir o provimento presente e futuro de alimentos que protejam tanto a saúde humana quanto a do planeta (PREUSS, 2010).

Sistema alimentar é um processo que objetiva criar um elo maior entre produtores (agricultores) e os consumidores de alimentos. Este sistema consiste de vários componentes, incluindo produção, processamento, distribuição, consumo e desperdício. Um sistema alimentar pode ser caracterizado como sendo local, regional, nacional ou global.

Cada etapa do ciclo de vida de um produto traz consequências ao meio ambiente, essas consequências dependem de fatores como: o tipo de alimento (origem animal ou vegetal, processado, da época, origem geográfica), e as técnicas utilizadas (consumo de energia, uso da terra, água, toxicidade dos pesticidas, meio de transporte, distância percorrida e o empacotamento). Estas etapas englobam ainda, o transporte do alimento ao estabelecimento a ser consumido (domicílios, restaurantes, empresas), acondicionamento (uso de energia), preparação (uso de energia através do cozimento ou descongelamento), e restos e sobras (PREUSS, 2009).

A sustentabilidade do sistema alimentar requer que a satisfação das necessidades alimentares dos indivíduos no curto e longo prazo não ocorra com o sacrifício dos recursos naturais renováveis e não renováveis. É fundamental que sejam garantidas as condições para termos disponibilidade de alimentos no longo prazo (MALUF, 1996).


( Espero que você goste,acho que se você tentar resumir um pouco mais da.)
Perguntas interessantes