pequeno relatório sobre "música alta pode provocar perda auditiva precoce"
Soluções para a tarefa
Resposta:
siim
Explicação:
Qualquer som muito alto por tempo prolongado -pode ser um barulho, um ruído indesejável ou a sua música preferida muito alta, com ou sem fone de ouvido- gera uma energia sonora que, quando intensa e contínua, lesa a delicada estrutura anatômica auditiva
Resposta: Porém, muitos estudos implicam que a utilização de fones de ouvido pode causar a perda auditiva. Na verdade, ela não é causada por utilizá-los, necessariamente. Como muitas outras coisas, fones de ouvidos podem causar danos a sua saúde, caso sejam utilizados incorretamente. O uso com frequência e com alto volume, pode acabar causando danos irreparáveis na audição. Essa é uma grande preocupação principalmente para os mais jovens que costumam escutar música com o volume muito alto e com muita frequência.
Os danos causados por escutar música com o som muito alto não são novidade. Os jovens têm escutado músicas com volume alto por décadas, desde a era dos anos 40 com os concertos de rock. Porém, apenas os músicos ficaram com dificuldades de audição por conta dessas práticas. No entanto, diferente dos anos 40, onde a maioria das pessoas só assistia a concertos barulhentos ocasionalmente, os jovens agora ouvem música alta quase todos os dias – e isso está levando a casos de início precoce de PAIR (perda auditiva induzida por ruído).
Mas como fones de ouvido danificam a sua audição?
Ao canalizar o som diretamente para seus ouvidos, os fones de ouvido melhoram a qualidade do som e permitem que as pessoas ouçam música em particular, privando outras pessoas de escutarem o que você está ouvindo. Deste modo, é possível escutar guitarras com som mais nítido, vocais mais detalhados e efeitos como som surround. No entanto, esta “privacidade” acaba sendo uma das principais responsáveis pelos danos causados a audição.
Para bloquear outros sons, o volume pode ser aumentado para níveis perigosos. Para se ter uma ideia de quão alto isso realmente é, vamos fazer uma comparação. Um motor de motocicleta opera a 100 dB (decibéis) e uma motosserra trabalha com aproximadamente o mesmo volume. Estes são ruídos altos e desagradáveis que podem ferir nossos ouvidos e causar zumbidos por horas depois.
Em comparação, um tocador de música trabalhando com volume de 70% está tocando sons tão altos quanto 85 dB. Esses sons são tocados diretamente em seus ouvidos, intensificando esse efeito. Se você estiver em um ônibus barulhento ou em um avião, aumente o volume para que a música se destaque do ruído de fundo. Se o ruído de fundo for de 75 dB, você poderá aumentar o volume para 90 dB para ouvi-lo claramente. O problema é que o ouvido não se importa por que você aumenta o volume. Para o ouvido, 90 dB é de 90 dB.
Como posso prevenir a perda auditiva?
Não entre em pânico; não é necessário deixar de utilizar fones de ouvido para evitar a perda de audição. Certificar-se de manter um volume razoável pode proteger muito os seus ouvidos; limitar o uso desses dispositivos também ajuda.
Uma boa opção é utilizar fones de ouvido com abafador de ruído. Reduzindo o ruído externo, você pode tocar música em um nível seguro e ainda ouvir de forma alta e clara. Além disso, reserve um tempo durante o dia para desfrutar do silêncio e nunca durma com a música tocando em seus fones de ouvido. Pois assim como outros músculos, nossos ouvidos ficam cansados e precisam descansar. Portanto, você precisa fazer pausas para proteger seus ouvidos. Diminuindo o volume e evitando a exposição prolongada, você pode manter uma relação saudável com a música e diminuir o risco de PAIR e zumbido.
Espero ter lhe ajudado !!!