(...) Penso que o que devemos compreender como a verdadeira Idade Média é, simultaneamente, uma idade das trevas e uma idade de ouro. Acrescentemos - para estender isso até o século XIX! - que o que herdamos desse período, no que concerne ao ensino e á pesquisa, delimita a Idade Média, a qual iria da decomposição do Império Romano e do mundo antigo, no século V, até o triunfo do humanismo, no fim do século XV, um monstro cronológico!
(...) O Renascimento não é a ruptura absoluta, decisiva, que pretendeu ser: há uma longa Idade Média que iria até o fim do século XVIII. Pode-se dizer que a Idade Média só teve fim com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
Qual o entendimento de Jacques Le Goff sobre a Idade Média?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Que a Idade Média foi um período de dificuldades, por causa das invasões bárbaras, entre outras coisas; mas, por outro lado, foi um período de grande florescimento intelectual e espiritual que não terminou simplesmente com a Renascença. Pelo menos no sul da Europa, de acordo com Christopher Dawson, o "Renascimento católico conseguiu incorporar (...) a arte e a música da nova era, porém falhou em assimilar o novo movimento de pensamento científico".
alvarorodrigues:
Thank <3
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás