Pense em quantas permutações podem ser formadas com as vogais a, e, i, o e u. Você poderia resolver fazendo o mesmo procedimento dos anagramas, mas daria certo trabalho. Pense que para formar uma dessas permutações você deve fazer uma ação que é composta de cinco etapas sucessivas. Acerca da 2° etapa, assinale a alternativa CORRETA: A) Você deve escolher a 2ª vogal. Para cada possibilidade da 5ª etapa, há três possibilidades na 2ª etapa, pois uma das vogais já foi utilizada. Por exemplo, se você escolheu na 1ª etapa a vogal i, então a 2ª letra poderá ser a ou e ou o ou u. B) Você deve escolher a 2ª vogal. Para cada possibilidade da 1ª etapa, há quatro possibilidades na 2ª etapa, pois uma das vogais já foi utilizada. Por exemplo, se você escolheu na 1ª etapa a vogal i, então a 2ª letra poderá ser a ou e ou o ou u. C) Você deve escolher a 2ª vogal. Para cada possibilidade da 1ª etapa, há quatro possibilidades na 2ª etapa, pois uma das vogais não foi utilizada. Por exemplo, se você escolheu na 4ª etapa a vogal i, então a 2ª letra poderá ser a ou e ou o ou u. D) Você deve escolher a 3ª vogal. Para cada possibilidade da 1ª etapa, há oito possibilidades na 2ª etapa, pois uma das vogais já foi utilizada. Por exemplo, se você escolheu na 1ª etapa a vogal i, então a 2ª letra poderá ser a ou e ou o ou u.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa b).
O que é um anagrama?
Os anagramas são as diferentes combinações ou agrupamentos de letras que uma determinada palavra pode ter, formando, ou não, palavras que conhecemos. Por exemplo, a palavra AMOR pode ter os anagramas RAMO, AMRO, AORM, MORA, etc.
Através do cálculo matemático da Permutação, podemos descobrir facilmente quantos anagramas se pode fazer com uma palavra.
O que é permutação?
As permutações são as diferentes sequências que podemos formar com os mesmos elementos, mudando apenas a ordem dos mesmos.
No caso da questão, o número de diferentes sequências que podemos fazer com as 5 vogais A, E, I, O, U se realiza multiplicando o número de elementos possíveis em cada uma das 5 posições da sequência, pois são 5 vogais ao todo.
Dessa maneira, podemos chegar na fórmula abaixo, na qual n equivale ao número de elementos que vão compor a sequência (no caso da questão, 5 elementos):
Pn = n!
P5 = 5!
P5 = 5 × 4 × 3 × 2 × 1
P5 = 120
Logo, podemos identificar as seguintes etapas:
- Na primeira etapa, escolhemos uma vogal entre 5 possibilidades (5 vogais);
- Na segunda etapa, existem 4 possibilidades (4 vogais), pois uma das vogais já foi utilizada na primeira posição da sequência;
- Na terceira etapa, existem 3 possibilidades (3 vogais);
- Na quarta etapa, existem 2 possibilidades (2 vogais);
- Na quinta etapa, existe 1 possibilidade (1 vogal);
Deste modo, a única alternativa da questão que se encaixa é a alternativa b).
Aprenda mais sobre Permutação aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20622320
#SPJ1
Pergunta
Em relação as etapas do desenolvimento psicossocial, aprendeos que existe a fase do nascimento aos 12-18 meses. Que diz respeito ao primeiro ano de vida, onde a criança demanda muita atenção, e deve ser alimentada, acolhida, amada e deve se sentir segura. A qual fase refere, o descrito anteriormente:
Resposta:
1ª etapa: confiança básica versus desconfiança
Explicação passo a passo:
Quando o ambiente, a mãe, o pai, as figuras de cuidado respondem a essas necessidades, ajudam a criança a desenvolver o sentimento de confiança, que servirá de base para as suas futuras relações. Ao contrário disso, o sentimento será de insegurança, a tendência conflitante não será resolvida adequadamente, e a criança poderá estabelecer uma relação de desconfiança com as pessoas em geral e com o mundo. A virtude da resolução dessa tendência conflitante é a esperança.