“Pensar o espaço educativo não se restringe, pois, a pensar a sala, espaço edificado, interno, mas a pensar que todos os espaços da instituição são extensões uns dos outros e, como tais, merecedores de um olhar mais aguçado e comprometido com as relações que ali se estabelecem” (FERREIRA, 2012, p. 164).
Sabemos, pois, que para muitos professores o momento do parque, em que se dão as chamadas brincadeiras livres, é compreendido como uma pausa para o descanso, como uma situação que dispensa direcionamento ou intervenção pedagógica. Em relação a isso, podemos dizer que as atividades lúdicas no parque:
I – São legitimamente das crianças. O espaço externo da escola é o ambiente propício para que as crianças se libertem da dominação e da maçante imposição de regras e deveres por parte dos adultos. Desse modo, o professor deve ser apenas um observador do que acontece no parque.
II – São mais do que livre movimentação e descarga das energias suprimidas nas atividades ditas intelectuais. Portanto, o parque é um local onde se dão interações cruciais para a socialização e desenvolvimento das crianças.
III – Devem ser totalmente dirigidas e controladas pelo professor, pois ele é responsável pela organização pedagógica de todas as atividades que ocorrem na escola.
IV – Constituem momentos ímpares para tomada de iniciativa por parte das crianças quanto à movimentação, interação e uso dos recursos materiais disponíveis. Entretanto, o fato das crianças estarem mais soltas nesse espaço não dispensa a intervenção do professor. Aliás, nesses momentos de brincadeiras livres os educadores podem observar o desenvolvimento das crianças em grupo e em particular, conhecendo seus gostos e suas condutas.
Resposta: d.
II e IV estão corretas.
Feedback da resposta: D) II e IV estão corretas.
As brincadeiras livres no parque são momentos de socialização, em que as crianças interagem entre si, emitem preferências, tomam iniciativa. Desse modo, assim como todos os espaços da escola, o parque deve ter suas atividades planejadas e isso não significa eliminar as brincadeiras livres. Isso quer dizer que o professor deve estar atento e intervir sempre que necessário, deve observar as interações entre as crianças e também, em algumas ocasiões, apresentar brincadeiras tradicionais e outras atividades lúdicas possíveis naquele espaço, de maneira que as crianças ampliem seu repertório cultural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
AS ALTERNATIVAS II e IV estão corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás