Português, perguntado por Grijoduartehenrique, 7 meses atrás

Pensar o ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade, implica pensar um conceito de sujeito, de língua/linguagem e de texto que possa dar suporte a uma proposta de ensino que contemple o trabalho com os gêneros textuais dentro de uma proposta operacional e reflexiva. Tendo isso em mente, analise as afirmativas abaixo e assinale a que for VERDADEIRA.
a) É a concepção de sujeito sócio-histórico e de língua como interação que orienta o ensino de Língua Portuguesa, na atualidade, constituindo, portanto, o alicerce dessa proposta de ensino.
b) A proposta de ensino operacional e reflexivo da linguagem se assenta sobre uma concepção de texto tido como instrumento da comunicação, tendo como aporte teórico a teoria da comunicação.
c) A proposta de ensino operacional e reflexivo da linguagem se orienta com base na noção de passividade do leitor, à qual se contrapõe a necessária atividade do autor. Assim sendo, a construção de significados na leitura é de responsabilidade única deste último.
d) É a concepção de língua como sistema e de texto como estrutura que orienta o ensino de Língua Portuguesa, na atualidade, constituindo, portanto, o alicerce dessa proposta de ensino.
e) A proposta de ensino operacional e reflexivo da linguagem pressupõe um trabalho envolvendo a leitura/escuta de textos modelares, construídos preponderantemente de forma artificial pelo professor para atender às demandas do ensino de gramática.

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
0

Ao ler as alternativas, vemos que a única que se mostra verdadeira, é a alternativa A.

 

A alternativa a é verdadeira, pois o trabalho com gêneros textuais na língua portuguesa, tem a função de levar em consideração a vivência do aluno, o vendo dentro de sala de aula, como sujeito sócio-histórico, que possui conhecimentos.

 

Ao trabalhar o gênero textual, conseguimos relacionar a vivência do aluno com o aprendizado da língua portuguesa e suas normas. Essa  proposta de ensino sim, gera o efeito esperado pelo enunciado.

Perguntas interessantes