PENSAR E RESPONDER
1) Quais as transformações trazidas pelo capitalismo?
2) Como era a vida dos trabalhadores no início do capitalismo?
3) O que os trabalhadores fizeram para melhorar tais condições?
4) O que é mais valia e como ela é extraída?
5) Quais direitos possui um trabalhador hoje?
Soluções para a tarefa
As questões abordam a teoria marxista e o capitalismo. Vamos analisar individualmente o que cada uma delas nos pede:
1. O capitalismo não surgiu do nada. Ele advém de um longo processo histórico, em que o homem primeiro aprendeu a cultivar a propriedade privada, depois a acumular riquezas. Houve o mercantilismo, uma forma precária e antiga de capitalismo, surgiram os burgueses e o comércio ganhou força. Logo após todo esse processo histórico e aliado às revoluções industriais surgiu-se o capitalismo. Esse modelo econômico visa separar-se estado e economia, e sempre pensar no lucro, seja de empresas privadas ou estatais. Em seu nascimento, o capitalismo trouxe maior investimento em indústrias, êxodo rural (os proletários, como era chamado a mão de obra da época, saíram do campo e foram para as cidades trabalhar nas grandes fábricas), houve também a transição entre manufatura e maquinofatura. O capitalismo trouxe novas teorias, novas escolas filosóficas, um desejo de imperialismo entre os países mais desenvolvidos, e até o surgimento de uma nova ciência: a sociologia. Em suma, o capitalismo trouxe mudanças em diversos âmbitos da sociedade além do econômico.
2. No início do capitalismo, entre o fim da idade média e a Primeira Revolução Industrial, não havia mão de obra especializada - todo mundo era empregado nas fábricas, lojas e outros locais e aprendia o ofício. Como a burguesia estava em ascensão, tudo era visto e visado como lucro. Tempo era dinheiro. Logo, os trabalhadores eram explorados com jornadas de trabalho exaustivas, pagamentos baixos e escassos, além de terem de se deslocar do campo para as cidades para ficarem mais próximos do trabalho. A qualidade de vida não era alta para os trabalhadores, pois não haviam direitos trabalhistas.
3. Os trabalhadores, com o tempo, reivindicaram mudanças nas condições de trabalho. Houveram muitas manifestações e protestos, ativos ou não, como o caso do Ludismo e do Cartismo no contexto inglês. Essas duas revoluções do proletariado tiveram como intuito mudar a condição de trabalho e de vida dos trabalhadores da época, sendo que a primeira consistia em quebrar a maquinaria das indústrias e a segunda consistia em uma greve com envio de cartas insatisfeitas aos patrões.
4. A mais-valia, teorizada por Karl Marx, foi um termo dado para a exploração do trabalhador visando o lucro do patrão. Em síntese, a mais-valia acontece quando o patrão aumenta o preço das mercadorias vendidas, aumentando assim seus lucros, mas não aumenta o salário de seu trabalhador, as vezes até aumentando o serviço desses. Nesse caso, se o trabalhador produz x objetos e o patrão infla o preço desses objetos, mas não infla o salário de seu empregado, ele está cometendo a mais-valia, uma visão ampla de lucro em cima do proletariado, com preços abusivos de mercadoria.
5. Hoje em dia, no Brasil, temos a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), idealizada por Getúlio Vargas. AS leis trabalhistas preveem descanso semanal, jornada de trabalho de 44h semanais, pagamentos em dia, salário mínimo, 1/3 de férias, férias remuneradas a cada ano, aposentadoria pelo INSS e mais inúmeros benefícios que na verdade são direitos do trabalhador que tem sua carteira assinada. Frisei o Brasil ali em cima porque esses direitos aqui citados são apenas para o trabalhador no Brasil, em outros países as leis trabalhistas são outras.
Saiba mais sobre capitalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/41287722
Espero ter ajudado!