Pensar e discutir sobre a inclusão de pessoas com deficiências e/ou necessidades educacionais especiais requer entender esse homem em sua totalidade, que ele está inserido em uma sociedade e traz consigo sua história. Para melhor contribuir para o avanço e desenvolvimento no contexto educacional, é preciso compreender o contexto e a dinâmica em que essa pessoa está inserida, assim, compreender sobre a Família é essencial.
LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Políticas e o processo de ensino/aprendizagem na Educação Inclusiva. Reimpressão, 2020. Maringá-Pr: UniCesumar, 2015.
Neste sentido, avalie as afirmações sobre a importância da família para a construção da identidade da criança deficiente:
I. A família é o local de pertencimento, sendo responsável pela sobrevivência de seus membros.
II. É responsável pela socialização, pela formação de valores de identidade, construindo, também, a sua própria identidade enquanto família.
III. Ela exerce funções ao longo de seu ciclo vital que são exclusivas da família e não devem ser delegadas a outros.
IV. A família deve nutrir e proteger a descendência e fornecer-lhe condições para a aquisição de suas identidades pessoais, desenvolveu através dos tempos funções diversificadas de transmissão de valores éticos, estéticos, religiosos e culturais.
É correto o que se afirma em:
1- I, apenas.
2- I e III, apenas.
3- I, II e IV, apenas.
4- II, III e IV, apenas.
5- I, II, III, e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Portanto, a alternativa correta é a alternativa 5.
Explicação:
Geralmente os integrantes que formam uma família são pai, mãe e filhos e seus descendentes, costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
O termo família surgiu do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Esse termo foi criado na época da Roma antiga e servia para designar um grupo que era submetido à escravidão agrícola. Naquela época a família era composta por pai, mãe e filhos em uma estrutura patriarcal.
A família, como instituição primária da sociedade, tem o papel principal no processo de socialização do indivíduo, transmitindo valores através de afeto e limites realistas.
Resposta:
5
Explicação:
Todas verdadeiras.
pag 91
formação de valores de identidade, construindo, também, a sua própria identidade ... nutrir e proteger a descendência e fornecer-lhe condições para a aquisição de suas identidades pessoais, desenvolveu através dos tempos funções diversificadas de transmissão de valores éticos, estéticos, religiosos e culturais