Pensar a sociedade é uma tarefa não muito simples. Como podemos nos distanciar de nós mesmos? Como podemos olhar para nosso cotidiano sem nos inserirmos nele? Em virtude destes aspectos, Émile Durkheim elaborou o conceito de fato social, que possui enquanto característica a coerção social.
Considerando o fato social de Durkheim e nossa condição social, responda: é possível que a sociedade possa influenciar todos nossos pensamentos e ações? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Durkheim afirmou que o homem é fruto do meio que vive. Tal afirmação quase anula o "livre arbítrio ou servo arbítrio" defendido por alguns filósofos, sociólogos e teólogos, limitando o homem de ter seus próprios pensamentos, sendo que seria um suposto "próprio" pois esses seriam influenciados diretamente ou indiretamente pela sociedade.
Apesar de ser uma afirmativa muito coerente, não é possível que a sociedade possa influenciar todos os pensamentos e ações individuais do homem, porque apesar de estar inserido no meio, cada um tem seu intelecto, personalidade, temperamento, objetivos e experiências.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás