Pensar a educação é pensar seus fundamentos epistemológicos. A palavra epistemologia é uma palavra grega:episteme+logos, usada como sinônimo de gnoseologia e que chamamos teoria do conhecimento. Já mencionamos ligeiramente que todo conhecimento só se dá se houver uma relação. Isto supõe um sujeito cognoscente (o homem, capaz de conhecer) e um objeto cognoscível (qualquer objeto possível de ser conhecido).
Aqui já encontramos alguns problemas. A apropriação do objeto pelo sujeito e o próprio objeto. O que é um objeto? É, em sentido amplo, tudo o que se oferece à vista ou ao espírito. Assim o objeto tanto é apropriado pelos nossos cinco sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato, quanto pelo espírito (mente) que abstrai as manifestações de nossa experiência concreta. Abstrair significa, entre outras coisas, considerar separadamente aquilo que na verdade não pode ser separado. Por exemplo, vocês podem considerar a cor verde de uma parede separando-a mentalmente da parede. Estas explicações se fazem necessárias para que possamos entender que objeto é um fenômeno dado pelos sentidos e pelo espírito
Diante da questão apresentada, assinale a alternativa em que o paradigma epistemológico promove uma reflexão crítica sobre os postulados do ceticismo, dogmatismo e empirismo. Para responder bem esta questão é necessário a leitura das aulas de 26 e 27.
Escolha uma:
a. O criticismo.
b. O Positivismo.
c. O Pragmatismo.
d. O Essencialismo
angelicalaudine:
resposta e letra ( a ) cristicismo
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
resposta correta (a) criticismo.
Perguntas interessantes