Pensar a ciência social como um local próprio para pensar a sociedade era uma das tarefas estabelecidas por Auguste Comte (1798-1857), francês que pode ser considerado um dos precursores da sociologia. Para ele, pensar a física social era uma tarefa parecida com a das ciências naturais – ou seja, compreendendo os fenômenos dos mais simples para os mais complexos.
Compreendendo Comte como um importante sociólogo, analise as seguintes afirmações, levando em consideração o ambiente escolar.
I - A matemática, enquanto ciência natural, precisa se evoluir para, então, ser compreendida pela sociologia.
II - As explicações sociológicas de Comte não possuem correlação com os trabalhos dos matemáticos.
III - A física social não possui relação direta com a matemática, pois os fenômenos humanos são necessariamente diferentes dos fenômenos naturais.
IV - Se considerarmos que a física social segue a mesma tendência das ciências naturais, é certo de que o modelo de pensamento da sociedade poderia se assemelhar, assim, ao da matemática, analisando situações problemas das mais simples às mais complexas.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III.
Alternativa 2:
IV.
Alternativa 3:
II e III.
Alternativa 4:
III e IV.
Alternativa 5:
I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
As afirmativas corretas em relação a Comte como um importante sociólogo no ambiente escolar, são:
IV, apenas.
Para Comte, a matemática é o instrumento mais poderoso que o ser humano tem acesso para investigar o mundo, a si mesmo e a toda a natureza, para ele a sociologia poderia sim se comunicar diretamente com a matemática.
A física social e a matemática estão diretamente ligadas e ambas são ciências que ajudam a entender a natureza do ser humano e os diferentes fenômenos naturais que afetam o ser humano e a sociedade.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás