Pedagogia, perguntado por sanchespimenta, 1 ano atrás

Pensando sobre como podemos potencializar o sonho dos estudantes na escola, quais afirmações são verdadeiras?

I. Projetar a vida a partir de uma visão que se constrói do próprio futuro é essencial para todo ser humano. As pessoas que constroem uma imagem afirmativa, ampliada e projetada no futuro, e atuam sobre ela, têm mais possibilidades de realizá-la do que aquelas que meramente sonham sem projetar de forma nítida o que pretendem fazer em suas vidas nos anos que virão. O que diferencia essas pessoas é, sobretudo, que aquelas que têm uma visão do próprio futuro estão comprometidas, direcionadas, fazendo algo de concreto para levá-las a seus objetivos. Tudo o que contribui para que a pessoa avance nessa direção faz sentido para ela.

II. No trabalho com Projeto de Vida, os estudantes são levados a refletir sobre seus sonhos e ambições, aquilo que desejam para suas vidas, aonde almejam chegar e que pessoas pretendem ser. Os estudantes também são levados a tomar consciência de que é fundamental o agir sobre seus sonhos e ambições, ou seja, a pensar nas etapas que deverão cumprir e a pensar nos mecanismos necessários para alcançar seus objetivos. O projeto de vida se constrói a partir de alguém que sonha, que tem ambição e que quer realizá-lo. Para isso, devem ser providas a essa pessoa as condições de uma formação acadêmica de excelência associada, e com a mesma importância, a uma sólida formação em valores fundamentais para apoiá-la nas decisões que tomará ao longo da sua trajetória e, igualmente, no desenvolvimento de competências que permitirão a ela transitar e atuar diante dos imensos desafios da vida.

III. O componente visa apoiar os estudantes na construção dos seus projetos de vida. Isso significa ajudá-los a definir não apenas uma carreira profissional, mas também:

quem eles querem ser;
que valores querem construir e instituir em sua vida como fundamentais;
que conhecimentos esperam constituir de maneira a ampliar e diversificar seu repertório.
Esse conjunto apoiará o estudante na tomada de decisões sobre os diversos domínios de suas vidas, ou seja, a vida pessoal, a social e a profissional.

Trata-se, portanto, de pensar sobre o homem/a mulher que se deseja ser e considerar as escolhas que podem ser feitas, entre elas, as de natureza profissional.

IV. A escola precisa promover o desenvolvimento pleno dos estudantes. Para isso, um forte trabalho baseado no desenvolvimento de um conjunto amplo de habilidades, entre elas as de natureza socioemocional, se torna fundamental. A literatura tem mostrado e evidenciado que o que mais importa no desenvolvimento de uma pessoa, desde os seus primeiros anos de vida, é menos a quantidade de informações que chegam até ela e mais o desenvolvimento de um conjunto de habilidades como autoconhecimento, autocontrole, persistência e determinação. Vale não apenas o que se aprende, mas como se aplica o que foi aprendido e de que forma se usufrui disso.

V. A construção dos projetos de vida dos estudantes reside no coração do projeto escolar, na prática pedagógica de todos os educadores, nos processos de gestão e nas expectativas dos adolescentes e jovens estudantes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
30

Todas as alternativas estão corretas.

Para a plena formação do aluno cabe ao educador assim como a instituição, promover medidas que facilitem essa associação do prático e teórico. 

Utilizando essa ferramente, o aluno poderá entender melhor os processos de aprendizagem em vários níveis, os executando na prática quando necessário, e, buscando na teoria formas de compreender e absorver o conhecimento, fazendo assim, uma diferença mais elaborada entre aulas expositivas e simples reuniões padrão em sala. 

Perguntas interessantes