Química, perguntado por brayanmanoozse7k, 10 meses atrás

Pensando nos pré-conceitos formados erroneamente pelo senso comum, você acha que é fácil estimular os alunos aprenderem Química? A escola traz a oportunidade de revelar a química como ciência aos alunos. Mostrar que ela nos cerca e que está presente em tudo. O domínio de seu conhecimento permite traduzir a natureza e tornar nossa vida melhor. Como você faria, no papel de professor, para conduzir os ensinamentos de forma a tornar a Química uma ciência atrativa?

Soluções para a tarefa

Respondido por DeltaH
0

Sem dúvida é fácil estimular os alunos a aprenderem química, e talvez uma das maneiras mais convenientes de chamar a atenção dos mesmos seja através da quebra dos preconceitos. Grande parte da população tem a crença, por exemplo, de que produtos sintéticos, artificiais e conservantes são danosos à saúde; muitos veem com maus olhos a palavra "químicos", pois acreditam se tratar exclusivamente de veneno. A realidade é outra.


Quando se apresenta um conteúdo sobre determinada matéria, um dos focos principais do professor deve ser a realidade; muitas vezes, o choque da quebra de crenças outrora vistas como corretas pelas estudantes é o vetor inicial de seu interesse pelos estudos. Mas fique claro que tal processo não deve ser descaradamente um método utilitário de ensino: até as partes mais interessantes da química podem se tornar chatas e maçantes se for explícita a vontade do professor de seguir adiante com seus conteúdos. Em outras palavras: o aluno deve se sentir um aprendiz de alguém que realmente se interessa pela matéria, não um mero seguidor dos capítulos de um livro.


Os alunos costumam ter um pensamento cético quanto aos conteúdos que são lecionados. É fácil perceber que uma das principais causas disso é o fato que a escola, como órgão, pouco se importa com as dúvidas de seus alunos: o objetivo é cumprir burocracias e preparar alunos para provas. Um bom professor desperta novamente em seus alunos a sensação de ser criança e questionar o mundo à sua volta.

Quanto ao questionamento de como transformar a química em uma ciência atrativa, acredito que a resposta não seja tão complicada. Da forma como muitos professores lecionam, a química é uma coleção patética de ideias formuladas sem qualquer tipo de base ou história; pois tragamos a história à química! Muito mais valioso que explicar o básico de modelos atômicos e passar exercícios a respeito é explicar os modelos cronologicamente, falando a respeito do contexto e dos acontecimentos que levaram a essas teorias tão importantes. Do mesmo modo, ao invés de lecionar propriedades periódicas como flechas aleatórias na tabela, por que não se dar o trabalho de explicar cada uma das propriedades? Não é difícil, e entendendo uma propriedade torna-se fácil compreender as outras. Além disso, semeando uma educação forte assim logo no começo garante que assuntos futuros pareçam muito mais fáceis; se seus alunos entendem como a eletronegatividade funciona, por exemplo, é possível explicar como exatamente as pontes de hidrogênio funcionam, e a partir disso podemos explicar uma infinidade de outros conteúdos. Em suma, trabalhar para garantir o máximo de aproveitamento dos alicerces da matéria para, a partir disso, facilitar o interesse e entendimento dos alunos sobre assuntos mais complexos deve ser a prioridade de um bom professor.

Perguntas interessantes