Pensando nessa dinâmica, faça uma reflexão sobre os regimes da monarquia e da república e, defenda qual a melhor forma de governo e o porquê.
rapido por favor preciso pra hj
Soluções para a tarefa
Resposta:
Monarquia constitucional é definitivamente o melhor para o Brasil. Irei colar aqui um texto que eu li uma vez citando algumas das várias vantagens da monarquia:
Explicação:
"As vantagens da Monarquia Constitucional sobre a República são imensas e de diversa ordem. Sintetizarei algumas que, do meu ponto de vista, sejam talvez as de maior relevância.
Em primeiro lugar, a vantagem temporal: enquanto os que concorrem à Presidência da República pensam e trabalham segundo os ciclos eleitorais (de 4 ou 5 anos), tendo em vista medidas que sejam populares para lhes garantir as reeleições, os monarcas têm em consideração o futuro do país a longo prazo. Colocam os interesses do Estado acima dos seus próprios, o que não acontece na República.
Nesta, demasiadas vezes precisam pagar favores aos amigos e àqueles que deram dinheiro para as campanhas, e que os ajudaram a conseguir esses lugares, aumentando a corrupção.
A vantagem temporal tem em si uma outra, a da estabilidade: ter o mesmo Chefe de Estado permite uma estabilidade dentro do país, mas também fora, numa imagem de coesão e de unidade. Ora, aqui temos a terceira vantagem: a ideia de unidade da Nação.
Como o Rei está acima de qualquer partido, transmite a imagem de unidade e estabilidade do país, para além de neutralidade. É que, exactamente por haver esse distanciamento dos partidos, permite a imparcialidade no trato com os diferentes Governos, o que é infinitamente mais justo.
E, claro, é indiscutivelmente mais barato! Não se gastam dinheiros públicos em eleições para a Presidência nem em reformas de ex-Presidentes. Quando as pessoas se queixam que, sob uma Monarquia, têm de sustentar uma Família Real, não se iludam. Numa República, não só têm de sustentar o Presidente e todo o seu grupo, como têm de continuar a sustentá-lo – a ele, e a todos os outros ex-Presidentes! – e às suas viúvas, bem como as despesas da sua “dignidade de ex-Chefe de Estado”.
Ninguém se engane, é economicamente mais barato uma Monarquia que uma República para o erário público. Veja o caso de Portugal: compare o tamanho do meu país com o de Espanha. Compare o número populacional. Compare o número de membros da Família Real e o da Presidência Portuguesa."
Dra. Aline de Beuvink, ex-Deputada da Assembleia Municipal de Lisboa pelo Partido Popular Monárquico.