Pensando em língua, a norma urbana de prestígio pode ser definida como aquela que: A) apresenta uma expressão de variação sem preconceito linguístico. B) somente os que moram na cidade falam. C) se refere a uma modalidade com muita informalidade. D) segue as regras da gramática normativa, ou seja, a gramática que tem como função não só descrever a língua e seus fatos, mas sobretudo de prescrever o que se deve usar e o que não se deve usar na língua. E) representa uma das manifestações regionais da língua.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Segundo o dicionário online Michaelis, normas urbanas de prestígio são “os falares urbanos utilizados por aqueles que desfrutam de maior prestígio social, cultural e político dentro de uma comunidade linguística e geralmente estão associados à escrita e à tradição literária”.
A alternativa correta sobre a norma urbana de prestígio é a letra D) segue as regras da gramática normativa, ou seja, a gramática que tem como função não só descrever a língua e seus fatos, mas sobretudo de prescrever o que se deve usar e o que não se deve usar na língua.
A norma urbana de prestígio é a linguagem culta da língua, ou seja, a linguagem formal, que segue estritamente as regras da gramática normativa. São essas regras que ditam como devem ser escritas as palavras e como elas não devem ser escritas.
Essa linguagem recebe o termo "prestígio" por conta de que quem utiliza essa linguagem possui um prestígio social, que são os escritores, jornalistas, médicos, etc.
Essa linguagem se faz presente em momentos ou ambientes em que não há familiaridade ou intimidade entre os interlocutores. É a linguagem presente em artigos acadêmicos, e-mails comerciais, ambientes profissionais, entre outros.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/45363426