Pensando em empresa, a soma dos bens e direitos é o que chamamos de ativo, que pode ser ativo circulante ou ativo não circulante, que também é associado como a “coisa boa” da empresa. As dívidas que são as obrigações e o patrimônio líquido, chamamos de passivo. O passivo pode ser circulante ou não circulante, que, sob a ótica da empresa, podemos chamar de “coisa ruim”. Mas por quê “coisa ruim” se o patrimônio líquido está incluído no passivo? Porque a empresa tem obrigação para com os sócios que são os donos do patrimônio líquido, de pagar por exemplo os dividendos.
Com base nesse contexto fazer uma síntese explicando os critérios de classificação das contas do ativo, passivo e patrimônio Líquido,
Soluções para a tarefa
Em termos contábeis, a relação de contas do Balanço Patrimonial (BP) obedece a alguns critérios, que, uma vez esclarecidos, são de fácil entendimento.
A contas que compõem o "Ativo" são assim chamadas porque reúnem a relação de bens e direitos da empresa, e é dividido em: Ativo Circulante (Curto Prazo), Ativo Não Circulante (Longo Prazo), Imobilizado e Intangível.
Lembrando que o Ativo Circulante envolve as disponibilidades financeiras da empresa a curto prazo, o que quer dizer que se são realizáveis em até 12 meses após a realização do Balanço.
Dizemos que o Ativo é realizável e que está em ordem decrescente de liquidez.
Já o "Passivo" é formado pelas obrigações da empresa, o que não necessariamente é uma "coisa ruim", mas, que faz parte da contramão dos investimentos feitos porque envolve o capital de terceiros e as dívidas contraídas e que são responsáveis pela manutenção da empresa.
As contas que integram o "Passivo" são: Passivo Circulante (Curto Prazo), Não Circulante (Longo Prazo) e Patrimônio Líquido.
No Patrimônio Líquido está inserido o Capital Social (capital dos sócios) , bem como o Lucro ou o Prejuízo advindos do exercício da empresa.
O Capital Social está no Passivo porque também é considerada uma obrigação, uma vez que a empresa tem de remunerar os seus sócios.
Dizemos que o Passivo é exigível e que está em ordem crescente de exigibilidade.
Logo, o Balanço Patrimonial é a soma dos bens + os direitos e + obrigações, sendo que tanto o Ativo quanto o Passivo devem apresentar, como resultado final de suas contas, o mesmo valor.
Espero ter ajudado!