Pelo que vi nas contribuições pude perceber que de modo geral compreendemos que a dita “questão social” tem início em uma dinâmica nas relações de produção e reprodução no processo de amadurecimento do capitalismo, levando ao Estado assumir medidas para além da repressão a fim de evitar o colapso da sociedade capitalista. Compreendemos ainda que o Serviço Social enquanto profissão tem seu ponto de partida permeado por esta emersão da questão social e a busca de retomada de poder da fé Católica ainda no século XIX, trazendo a releitura da filosofia neotomista que embasará o germe de grande parcela das escolas de Serviço Social no mundo. Deste modo, quero que vocês teçam suas contribuições e comentem sobre o processo de implantação do Serviço Social brasileiro, abordando aqui sua incidência vinculada a fé católica, a alteração da matriz econômica no Brasil e o adensamento dos centros urbanos. Vamos lá.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
De fato o serviço social brasileiro é embasado em diversas características sociais de várias épocas . A influência da igreja católica na antiguidade era enorme , tanto social como politicamente , de maneria a moldar de certa forma a ética e a moral para que assim , os embasamentos do serviço social fosse também embasados nesses valores estabelecidos .
Assim sendo , podemos concluir que o desnível social econômico interno o qual o Brasil passar é enorme , de modo que , o serviço social atua diretamente em periferias e localizações caóticas .
Perguntas interessantes