História, perguntado por marcellagb, 1 ano atrás

pelo o que os burgueses lutavam na revoluçao francesa ?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannydaige03
16
A burguesia apoiou a formação dos estados nacionais, dando início ao absolutismo, pois queria governos centrais fortes para poderem financiar as missões de descobrimentos e também queria o fim das diferenças de padrões de pesos e medidas e de moedas entre os feudos, estabelecendo assim padrões nacionais de medidas e moedas nacionais. 

Num segundo momento, na Revolução Francesa, a burguesia queria ascender ao poder, eliminando o Antigo Regime do absolutismo de direito divino. Também queria o fim da nobreza, que estava enfraquecida desde quando o absolutismo suplantou o feudalismo. Além disso, queria o livre-comércio (liberalismo econômico), para poder gerir seus próprios negócios sem a interferência do Estado.
Respondido por julianomcravo
2
Temos que analisar os contextos históricos de ambas as frases. Podemos afirmar que ambas as frases resumem o pensamento comum da época em que foram construídas. 


Na Revolução Francesa, liberdade, igualdade e fraternidade, resumia os ideais do programa de uma nova ordem social, a burguesia. Burguesia esta que formulou o movimento Iluminista que antecedeu a Revolução. 


A burguesia lutava contra as amarras do Absolutismo, onde as pessoas não eram iguais, visto que, a sociedade medieval era hierarquizada entre clero, nobres e os pobres. Daí o conceito de igualdade. A liberdade vem dos anseios da burguesia e do povo de modo geral de ter participação na vida pública, na política, enfim, ter participação onde ainda eram proibidos de opinar e participar. A fraternidade, o nome já traduz tudo, isto é, a convivência harmonisa, solidária e pacífica entre as classes sociais e os povos. 
Perguntas interessantes