Contabilidade, perguntado por andrecontabilidade, 1 ano atrás

Pelo método das partidas dobradas, sistemática utilizada pela Contabilidade para a escrituração dos fatos administrativos, os registros contábeis são efetuados considerando-se que, para cada um ou mais débitos, existem um ou mais créditos de igual valor, e vice-versa. Não existe, portanto, um lançamento sem uma contrapartida. Assim, a movimentação das contas se dá por meio de débitos e créditos.

Imagine que você seja o contador de uma empresa e precise esclarecer para o seu estagiário informações sobre débito e crédito.

Que argumento você usaria para justificar que débito não significa propriamente algo desfavorável e crédito não pode ser tomado como algo favorável?
Para melhorar sua explicação, use três exemplos de contas devedoras e credoras.

Soluções para a tarefa

Respondido por carlacontabilidade
0
Os termos débito e crédito em nosso cotidiano são de fácil entendimento, porém, na contabilidade devemos tomar cuidado. Geralmente, o termo débito está ligado a "dívida", à obrigação de pagar, etc. Então, não é comum que o grupo que representa os valores positivos - o ativo - tenha essa expressão. Em relação ao patrimônio, contudo, nós temos que perceber que todos os elementos que estão listados no ativo representam bens e direitos da empresa, os quais ela deve para alguém, seja para os sócios, seja para terceiros. Já no Passivo, que representa os elementos negativos, crédito demonstra apenas a relação das pessoas que disponibilizaram recursos para a empresa, tonando-se credores da empresa. Desse modo, podemos afirmar que, em relação ao patrimônio, os termos assumem um significado específico, próprio da área contábil, como podemos observar:
Passivo: é crédito porque representa os valores que sócios ou terceiros disponibilizaram para a empresa, representando origem de recursos, ou seja, são valores que aqueles cederam para a empresa, tendo direito, então, de cobrá-los futuramente.
Ativo: é débito porque a empresa efetuou a aplicação de recursos, que representam os bens e direitos empresariais, contudo, ao receber esses bens e direitos, a empresa deve todos esses recursos para sócios ou terceiros.
Porém, quando os termos "débito e crédito" estão ligados ao resultado do exercício,  a interpretação tem uma ligeira diferença entre o patrimônio, as despesas significam "gastos da empresa", estando assim, ligadas a uma saída de recursos, ou seja, a um débito da empresa. Já as receitas demonstram ganhos da empresa, representando assim,  uma entrada de recursos que são considerados créditos.
Exemplos:
Contas devedoras: Caixa (AC), Imobilizado (ANC), Despesas Administrativas (DRE)
Contas credoras: Fornecedores (PC), Capital Social (PL), Receitas Financeiras (DRE)
Perguntas interessantes