Pelo menos 53 bustos ou estátuas de corpo inteiro são listados no catálogo “Monumentos de Niterói”- Rio de Janeiro, lançado pela Fundação de Artes de Niterói em 1992. Somadas as placas e outros memoriais, chegam a 71. Todos em homenagem a homens. Não haveria uma única figura feminina interessante o suficiente para merecer o prestígio de ser eternizada, geralmente em bronze, para ser revista e lembrada no dia a dia da cidade?
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A composição da escultura, semelhante a uma lâmina, exibe um achatamento quase agressivo, contrapondo-se à preocupação com o volume. Naquele momento, isso causou o estranhamento de muitos. Assim, as figuras femininas, expressas na escultura afrontam a moral, bons costumes e religiosidade. O Brasil, em sua tradição conservadora não expõe a mulher a críticas e possibilidades difamatórias.
b. O monumento referencia e perpetua os espaços da cidade, através do tempo e da espacialidade, revive a nossa memória, até mesmo de monumentos que não representam o ideal de uma coletividade. Por vezes, alguns políticos da história da humanidade, movido por grande vaidade mandam construir seus monumentos. No Brasil não é diferente. A valorização do homem sobrepõe a grandes feitos femininos.
c. O período do Construtivismo teve papel fundamental nessas alterações que, mais tarde, desembocariam no concretismo e neoconcretismo. No Brasil, podemos citar alguns artistas como: Mavignier, Abraham Palatinik, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Haroldo e Augusto de Campos Amílcar de Castro, que foram os pioneiras na inclusão da figura feminina nas esculturas e nos monumentos.
d. A composição da escultura, semelhante a uma lâmina, exibe um achatamento quase agressivo, contrapondo-se à preocupação com o volume. Durante o período histórico não valorizava a figura feminina. Atualmente, essa realidade se alterou.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a a. A composição da escultura, semelhante a uma lâmina, exibe um achatamento quase agressivo, contrapondo-se à preocupação com o volume. Naquele momento, isso causou o estranhamento de muitos. Assim, as figuras femininas, expressas na escultura afrontam a moral, bons costumes e religiosidade. O Brasil, em sua tradição conservadora não expõe a mulher a críticas e possibilidades difamatórias.
Várias são as figuras femininas transmutadas em anjos, contudo, sem perderem a sensualidade, implicitamente sugerida ou visivelmente realçada. A metamorfose da figura do anjo em mulher foi outra característica da arte funerária desse período.
Uma das formas mais convencionais nesse gênero de representação é a figura feminina que pranteia o cônjuge desaparecido.
Espero ter ajudado.
Resposta: letra B
Explicação:
b. O monumento referencia e perpetua os espaços da cidade, através do tempo e da espacialidade, revive a nossa memória, até mesmo de monumentos que não representam o ideal de uma coletividade. Por vezes, alguns políticos da história da humanidade, movido por grande vaidade mandam construir seus monumentos. No Brasil não é diferente. A valorização do homem sobrepõe a grandes feitos femininos.