Português, perguntado por drysantos1610, 1 ano atrás

Pelo contexto criado no cartum, pode-se supor que esses senhores são médicos. O que é estranho na opinião expressa por um deles? Observa-se, nessa fala, a repetição de uma estrutura sintática específica. Qual é ela? Podemos estabelecer uma relação entre o uso dessa estrutura sintática e o estranhamento provocado pela fala do médico. Explique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
108
O espaço em que se passa a história é um quarto de hospital, com um paciente deitado na cama e um grupo de homens que a imagem sugere serem médicos.


A estranheza nessa tirinha é que o enunciado denuncia dúvida, por parte desta junta médica, sobre qual seria a causa da enfermidade do paciente. Além da dúvida, as hipóteses levantadas fogem ao que seria esperado de um médico: de que as causas sejam de origem "mística", de "azar", baseadas em superstições populares.


Médicos devem pautar o exercício da medicina em estudos científicos e pesquisas comprovadas, não deixando-se convencer por crendices populares sobre sorte e azar, por exemplo. 


A estrutura sintática criada no enunciado que determina a dúvida é o período composto por coordenação, em que as orações são coordenativas sindéticas alternativas, estando presente em cada uma delas a conjunção coordenativa alternativa "ou", empregada quando se deseja expressar a ideia de dúvida ou de escolha.


Espero ter ajudado ;)
Respondido por Liziamarcia
149
O que é estranho na opinião expressa por um deles?

Os médicos baseiam o diagnóstico da doença em "crendices populares ". ( quebrou o espelho,passou em baixo da escada )

Observa-se, nessa fala, a repetição de uma estrutura sintática específica. Qual é ela?
A repetição da estrutura sintática usando conjunções alternativas ( ou ) para expressar a dúvida

Podemos estabelecer uma relação entre o uso dessa estrutura sintática e o estranhamento provocado pela fala do médico. Explique.
Sempre que queremos gerar dúvida ou escolha usamos as conjunções sindetica altetbativas nos períodos compostos .
Perguntas interessantes