Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. [. ] as velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas, indústrias que não empregam mais matérias-primas autóctones, mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes, e cujos produtos se consomem não somente no próprio país, mas em todas as partes do mundo. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações
Soluções para a tarefa
Sobre o capitalismo e suas características intrínsecas, segundo o marxismo, está correta a alternativa: b- O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
O capitalismo e sua expansão
Marx e Engels, na sua famosa obra "O Manifesto Comunista", apresentam uma interessante leitura sobre as estruturas que fundam o capitalismo. Nas discussões geográficas, uma das principais contribuições da obra está na revelação da necessidade de uma expansão territorial contínua do modo de produção.
Muitos pesquisadores entendem então que o atual processo do capitalismo, conhecido como globalização, é mais um indício dessa necessidade de espraiamento contínuo do capital, na direção de locais anteriormente não incluídos nas redes de produção e consumo capitalistas.
Acreditamos que a continuação da questão seja a seguinte:
Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, assinale a alternativa correta.
a- Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
b- O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
c- A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
d- Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
e- A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
Para saber mais sobre expansão do capitalismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/10358432
#SPJ4