Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. [. ] as velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. São suplantadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas, indústrias que não empregam mais matérias-primas autóctones, mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes, e cujos produtos se consomem não somente no próprio país, mas em todas as partes do mundo. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. Marx, k. ; engels, f. Manifesto comunista. In: obras escolhidas. São paulo: editora alfa-ômega, 1982 (adaptado). Dentre as diversas características do modo de produção capitalista, aquela destacada no texto foi a que a) promoveu a democratização dos meios produtivos. B) desestimulou o emprego de tecnologias modernas. C) inaugurou o processo de globalização econômica. D) estagnou os mecanismos de gestão empresarial. E) restringiu o acesso a mercados consumidores
Soluções para a tarefa
A característica do modo de produção capitalista destacada no trecho do Manifesto comunista, de Marx e Engels, é a inauguração do processo de globalização econômica. (Alternativa C)
Globalização
A globalização, em seu sentido genérico, é a conexão entre todas as regiões do globo terrestre, a partir do aperfeiçoamento dos meios de transporte e comunicações. No contexto do modo de produção capitalista, a globalização transformou o antigo sistema interno em um modelo dinâmico e aberto, caracterizado pela importação e exportação.
A divisão internacional do trabalho é a materialização da globalização na produção, em que um produto não é fabricado em um único lugar. Como exemplo, o automóvel, que é montado no Brasil, mas tem as peças fabricadas em diferentes países.
Aprenda mais sobre globalização em: https://brainly.com.br/tarefa/1917316#
#SPJ1