Pela altura do som
Instrumentos sopranos: flauta, clarinete, flauta doce, violino, trompete, oboé, saxofone soprano. Instrumentos alto: flauta alta, viola, trompa, saxofone alto. ... Instrumentos barítonos: violoncelo, clarinete baixo, fagote, saxofone barítono. Instrumentos baixos: contrabaixo, tuba, saxofone contrabaixo.
Soluções para a tarefa
Resposta;
Classificação de instrumentos musicais consiste na divisão dos mesmos de acordo com suas características. Podem ser classificados conforme o material usado para sua construção, a característica de seu som ou de que forma produzem o som.
O mais antigo esquema de classificação de instrumentos musicais é chinês e data do século IV antes de Cristo. Esse sistema agrupa os instrumentos de acordo com o material com o qual são fabricados, como pedra, madeira, seda, etc.
Atualmente, o sistema mais amplamente utilizado no Ocidente é a classificação proposta por Hornbostel-Sachs, embora ainda seja bastante comum o uso da classificação tradicional da orquestra sinfônica que divide seus instrumentos em Cordas, Sopros e Percussão. No entanto existem classificações diferentes e outras culturas utilizam outras formas de classificação. Usualmente, os instrumentos se classificam de acordo com a maneira em que o som é produzido, independentemente do pós-processamento (por exemplo, um violão elétrico é classificado como um instrumento de corda, mesmo com os efeitos que podem ser acrescidos posteriormente com o uso de equipamentos eletrônicos).