Pedro Ramos está começando agora no mundo dos investimentos. Após ser demitido da empresa em que trabalhava a 15 anos, ele decidiu aplicar suas verbas rescisórias no mercado financeiro. Inicialmente, para escolher as melhores empresas para investir, ele pretende analisar dois tipos principais de indicadores: indicadores de estrutura patrimonial e indicadores de rentabilidade.
Os indicadores de estrutura patrimonial são, sobretudo, os indicadores que dizem respeito ao Ativo não Circulante e a estrutura de endividamento das empresas. Segundo ele, entre as análises mais importantes estão aquelas que mostram a eficiência do ativo permanente e a capacidade de pagamento da organização.
Já os indicadores de rentabilidade e lucratividade das empresas, são aqueles indicadores que mostram o quanto a empresa foi capaz de gerar de retorno considerando os recursos de que dispõe e os investimentos que foram realizados nela.
Vamos lá, agora é com você!
Atividade I: Com base na situação relatada, aponte quais indicadores poderiam constar na análise das demonstrações considerando os indicadores da eficiência do ativo permanente e da capacidade de pagamento da organização, e quais indicadores referem-se a análise da rentabilidade e lucratividade. Justifique sua resposta (Resposta de 5 a 10 linhas).
Atividade II: Considerando o contexto apresentado e os conteúdos desenvolvidos na disciplina. Na sua opinião, é melhor analisar as demonstrações contábeis com indicadores de ativo permanente e de capacidade de pagamento ou com indicadores de rentabilidade, lucratividade e retorno sobre o investimento? Justifique sua resposta (Resposta de 5 a 12 linhas).
Soluções para a tarefa
Resposta:
A empresa precisa honrar com seus compromissos tanto na questão da liquidez como em torno da operações na empresa ter um controle mensal, mostrar as origens e recursos para poder encaminhar tudo da melhor forma, entretanto tem que existir rentabilidade onde são investidos o capital e o tanto que entra e sair na empresa para poder manter o controle e saber se a precisa estar tendo lucro, se estão de acordo com a lei, contendo um relatório com DRE, lucros e prejuízos acumulados.
Deve-se estar presente tanto ativo permanente e a capacidade do pagamento, tendo entre eles relatório de capacidade, rentabilidade, lucratividade, quanto mais sua rentabilidade mas a empresa aumenta seu investimento e acaba tendo um retorno maior, trazendo confiança para o dono da empresa, e também para quem fornece.
Explicação:
Atividade I) Como indicadores de eficiência de ativos, podemos citar:
- Taxa de lucro líquido;
- margem de lucro bruto;
- Margem EBITDA;
- lucro recorrente.
Fundamentos de ativos no mercado financeiro
Dentre os indicadores envolvidos na análise de rentabilidade e rentabilidade, podemos citar:
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE).
Lucros sólidos, consistentes e crescentes são um excelente indicador da boa eficiência de uma empresa, portanto, essa métrica deve prevalecer sobre a lucratividade.
Caso a empresa for bem administrada e bem gerenciada, a lucratividade será simplesmente o resultado dessas ações.
Atividade II) O melhor é analisar as demonstrações financeiras com indicadores de ativo permanente e capacidade de pagamento, visto que quanto maior o risco, maior a recompensa, ou seja, se houver a promessa de alta rentabilidade, com certeza o risco será maior.
Lucratividade e rentabilidade do mercado financeiro
É natural que os investidores sempre busquem o máximo retorno possível sobre seu investimento, mas todos os demais fundamentos de uma empresa devem ser analisados antes que a rentabilidade possa ser analisada.
Caso contrário, os investidores podem ficar expostos a riscos desnecessários e, em última análise, arriscar perder o capital investido.
Saiba mais sobre mercado de capitais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20882543
https://brainly.com.br/tarefa/50501181
Bons estudos!
#SPJ3