Filosofia, perguntado por MMM707, 4 meses atrás

“Pedro Marques era um físico que trabalhou com raios X durante trinta anos. Talvez devido à exposição excessiva à radiação, contraiu cancro e perder parte da sua maxila, o lábio superior, o nariz, a mão esquerda e ainda dois dedos da mão direita. Além disso, ficou cego.
Os médicos do Sr.Marques disseram-lhe que tinha cerca de um ano de vida, mas ele decidiu que não queria continuar a viver em tal estado. Sentia dores permanentes. (...) Sabendo que ia morrer de qualquer das maneiras, e desejando escapar à sua desgraça, Marques pediu aos seus três irmãos para o matarem. Dois recusaram, mas o último não. O irmão mais novo, Manuel Marques, de 36 anos, levou para o hospital uma pistola de calibre de 30 e matou Pedro.”

1. Do ponto de vista da moral Kantiana, podemos dizer que Manuel Marques agiu bem? E do ponto de vista do utilitarismo? Justifique.

2. Imagine que havia um medicamento capaz de tirar as dores que Pedro Marques sentia. Alguma coisa poderia mudar na argumentação de um utilitarista? E na de um deontologista? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por LorraineAnjinhaAK47
0

Resposta:

Os principais princípios básicos do utilitarismo são: Princípio do bem-estar: o objetivo da ação moral deve ser o bem-estar em todos os níveis (intelectual, físico e moral). ... Imparcialidade e universalismo: não existe distinção entre o sofrimento ou felicidade dos indivíduos, sendo todos iguais perante o utilitarismo.

O utilitarismo foi uma doutrina ética fundada na Inglaterra por Bentham e Mill. Essa doutrina visa à finalidade ou à consequência de uma ação moral, e não ao modo como ela foi praticada. “Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar”, essa é a principal máxima utilitarista.

ESPERO TER AJUDADO VC MARCA COMO MELHOR RESPOSTA PFVR

‍♀️‍♂️‍♂️‍♀️‍♀️‍♂️‍♀️‍♂️‍♀️‍♂️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♂️‍♀️‍♀️‍♂️⛹️‍♂️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️‍♀️

Perguntas interessantes