Pedro estava jogando uma partida de futebol com alguns amigos quando recebeu uma bolada no meio do peito. Com a pancada da bola, Pedro foi arremessado para trás e caiu. Ao ser socorrido pelos colegas, Pedro se queixou de forte dor no centro do peito e dificuldade para respirar. Rapidamente, seus colegas o levaram para o pronto-socorro mais próximo para que pudesse receber atendimento médico. Após avaliação médica e alguns exames, Pedro foi diagnosticado com uma fratura na região do processo xifoide e, também da sexta e sétima costela do lado esquerdo. Como consequência da fratura das costelas, Pedro sofreu um rompimento dos sacos pleurais e, por isso, a dificuldade em respirar. Com relação à situação apresentada, avalie a seguintes afirmativas: I. No corpo humano, temos doze pares de costelas que, juntamente com o esterno, fazem parte do esqueleto axial. II. A sexta e sétima costela fraturadas pelo indivíduo em questão são consideradas costelas falsas, uma vez que não se inserem diretamente no esterno. III. A inserção das costelas verdadeiras no esterno se dá por meio das cartilagens condrais. IV. O processo xifoide faz parte do esterno, juntamente com o manúbrio e o corpo do esterno. Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Temos 12 pares de costelas, sendo dois pares chamadas de costelas falsas ou costelas aladas, os outros 10 pares se ligam ao esterno por cartilagens condrais e fazem parte do esqueleto axial com todas as vertebras, crânio e esterno (III e IV estão corretas).
As costelas e o esqueleto axial:
As costelas verdadeiras são as costelas que se originam na coluna vertebral, fazem o arco costal e se ligam ao externo, as costelas falsas ou flutuantes apenas não se ligam ao externo, dando a elas mais mobilidade.
Elas protegem o tórax e também a medula espinhal, sendo essa a principal função de todo o esqueleto axial.
Venha estudar mais sobre costelas em:
https://brainly.com.br/tarefa/4060260
Anexos:
Perguntas interessantes