Biologia, perguntado por celinhalopesmachado, 3 meses atrás

Pedro está ministrando uma aula a respeito do sistema tegumentar para alunos de um curso de graduação da área da saúde. Nessa aula, ele comentou que é comum no nosso dia a dia utilizarmos alguns medicamentos ou produtos cosméticos de uso tópico, ou seja, administrados pela aplicação direta na pele. Para aproveitar o assunto, ele deu como exemplo, para esse tipo de via de administração, o uso de anti-inflamatórios tópicos no tratamento da dor musculoesquelética. Para complementar o assunto, Pedro comentou que, para que os produtos de uso tópico realizem seus efeitos no organismo, eles precisam se difundir através da epiderme, alcançar os vasos sanguíneos presentes na derme e, dessa forma, cair na corrente sanguínea e serem levados aos tecidos-alvo.”

Considerando as informações de Pedro, assim como as características histológicas e funcionais da pele, reflita sobre os seguintes questionamentos:

Como esses produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme? Que tipo de substância consegue atravessar facilmente essas camadas da pele? E quais teriam maior dificuldade?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielleclara039
2

Resposta:

Explicação:

A pele é composta de dias camadas. A derme e a epiderme. Para que um produto seja absorvido há a necessidade de que tal produto chegue ao sangue. Assim, quando por exemplo um antibiótico é administrado na pele, precisa atravessar toda a camada epitelial e chegar até a derme ( camada mais interna da pele rica em vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, pode ocorrer através de duas vias. A TRANSDÉRMICA e a TRANSANEXAL. A PRIMEIRA consiste na absorção por entre as células. Já a segunda consiste na absorção através das glândulas sebáceas ou folículos pilosos.

Respondido por martinsdada
0

Produtos de uso tópico atravessam a epiderme por difusão até atingirem a corrente sanguínea e serem absorvidos. Moléculas de baixo peso molecular atravessam mais facilmente as camadas da pele.

Fármacos de absorção cutânea

  • Efeito sistêmico: absorção total após o fármaco chegar a corrente sanguínea;
  • Liberação lenta: armazenamento do fármaco na camada córnea ou tecido adiposo;
  • Efeito tópico: metabolização do fármaco por enzimas cutâneas.

Vantagens da via cutânea

  • Indolor e não invasiva;
  • Ausência de efeitos colaterais gastrointestinais;
  • Ausência do efeito de primeira passagem no fígado;
  • Melhor controle da janela terapêutica do fármaco;
  • Facilidade para suspensão do tratamento, caso necessário.  

Mecanismo de absorção cutânea de fármacos

  1. Difusão simples através do extrato córneo da pele;
  2. Permeação das moléculas na epiderme e derme;
  3. Absorção do fármaco na corrente sanguínea.  

Via anexial

Via de penetração rápida através das glândulas sudoríparas, folículos pilosos e glândulas sebáceas. É a principal via de transporte de íons e moléculas de maior peso molecular.

Via transepidérmica

Via mais lenta através da camada córnea e camadas da pele. A penetração do fármaco pode ocorrer pela via paracelular ou transcelular.

  • Via paracelular: moléculas atravessam entre duas células, de forma paralela à membrana celular. É a principal via de transporte de moléculas lipídicas (apolares).
  • Via transcelular: moléculas atravessam diretamente a célula. É a principal via de transporte de moléculas hidrossolúveis (polares).

Fatores que impactam a efetividade da via cutânea

  • Espessura da epiderme;
  • Condição de hidratação e oleosidade da pele;
  • Região de aplicação do cosmético;
  • pH.

Leia mais sobre vias de administração de fármacos: https://brainly.com.br/tarefa/51613681

#SPJ2

Perguntas interessantes