“Pedro está ministrando uma aula a respeito do sistema tegumentar e comentou com seus alunos que é comum no nosso dia-a-dia utilizarmos alguns medicamentos ou produtos cosméticos de uso tópico, ou seja, administrados pela aplicação direta na pele. Para aproveitar o assunto, Pedro deu como exemplo, para esse tipo de via de administração, os adesivos de nicotina que auxiliam indivíduos a pararem de fumar. Para complementar o assunto, Pedro comentou que, para que os produtos de uso tópico realizem seus efeitos no organismo, eles precisam se difundir através da epiderme, alcançar os vasos sanguíneos presentes na derme e, dessa forma, cair na corrente sanguínea e serem levados aos tecidos-alvo.”
Considerando as informações de Pedro, assim como as características histológicas e funcionais da pele, reflita sobre os seguintes questionamentos:
Como esses produtos de uso tópico conseguem atravessar as camadas da epiderme e alcançar os vasos sanguíneos da derme? Que tipo de substância consegue atravessar facilmente essas camadas da pele? E quais teriam maior dificuldade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:A absorção de fármacos pela via tópica permite uma libertação controlada destes na corrente sanguínea, mantendo a pele intacta e apresenta algumas vantagens
- É indolor e não invasiva, aumentando a adesão dos pacientes à terapia;
- Ausência de perturbações gastrintestinais, que surgem na via oral;
- Impede a ocorrência do efeito de primeira passagem do fármaco ao nível do fígado;
- Melhor controlo e monitorização da janela terapêutica do fármaco, minimizando o risco de surgimento de efeitos adversos ou níveis subterapêuticos;
- Facilidade em suspender o tratamento quando surgem reações adversas.
Apesar das vantagens referidas, esta via de administração não é muito utilizada, devido às propriedades da barreira da pele e à dificuldade em conseguir fármacos que a atravessem a uma velocidade razoável que lhes permita atingir a corrente sanguínea na dose terapêutica pretendida
Os fármacos podem ser absorvidos pela pele por 4 caminhos até alcançar os vasos sanguíneos: intracelular, intercelular, transfolicular e transglandular.
- Intracelular - Através dos corneócitos (células protetoras da camada mais externa da pele)
- Intercelular - Através dos espaços entre os corneócitos, atingindo diretamente a camada lipidica.
- Transfolicular - Através dos foliculos pilosos
- Transglandular - Através das glandulas sudoriparas.
As substâncias que apresentam facilidade em ultrapassar as barreiras da pele são as hidrofílicas e lipofílicas, por terem afinidade com a camada protetora da pele, a camada córnea, rica em água e lipidios. Cada região do órgão possui uma taxa diferente água e lipídios, então um fármaco pode ser melhor absorvido em determinadas partes do corpo em comparação a outras.
Da mesma forma, as substâncias que não atendem a esses critérios, ou seja, hidrofóbicas e lipofóbicas, não conseguiriam se ligar às moléculas de água e gordura, tendo assim mais dificuldade de penetrar a pele.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25369