Pedro e José Carlos estão em um descampado plano, a 250m de distância um do outro. Alice, Maria, Cláudio e Alfredo também estão no descampado, posicionados em linha reta numa perpendicular à reta que une as posições de Pedro e José Carlos, como mostra a figura: O ponto de interseção O está a 185m de Pedro e a 65m de José Carlos. Alice está a 100m de O, Maria está a 82m de O, Cláudio a 75m de O e Alfredo a 70m de O. Pedro sopra um apito que pode ser ouvido num raio de 200m. José Carlos também sopra um apito que pode ser ouvido a 100m de raio. O número de pessoas, entre as sete, que ouvem os dois apitos é igual a:
Soluções para a tarefa
Apenas Cláudio e Alfredo devem escutar os dois apitos.
Esta questão está relacionada com trigonometria. Note que a perpendicularidade entre as retas permite formar um triângulo retângulo entre Pedro e José com os outros amigos. Dessa forma, o raio será equivalente a hipotenusa do triângulo.
Inicialmente, vamos começar com Pedro, cujo apito pode ser ouvido até 200 metros. A base de seu triângulo possui 185 metros (distância até o ponto O) e a altura é variável conforme cada amigo. Desse modo, vamos calcular a hipotenusa para cada caso:
Note que apenas Cláudio e Alfredo ouviram o apito, pois a distância é menor que 200 metros. De maneira análoga, vamos fazer os mesmos cálculos para o apito de José Carlos, com a base de 65 metros e apito com raio de 100 metros.