Pedro Américo foi um pintor acadêmico do Brasil que produziu quadros fundamentais para a formação do imaginário histórico nacional. A sua obra Independência ou Morte! contribuiu para a construção de uma memória específica sobre este evento, que
A
destacou a participação de trabalhadores e camponeses, que junto a D. Pedro I enfrentaram a resistência dos militares.
B
demarcou o “Grito do Ipiranga” como o marco da Independência e D. Pedro I como o grande herói e principal personagem.
C
considerou o “Grito do Ipiranga” como o princípio dos conflitos entre os poderes político-econômicos da colônia e da metrópole.
D
desconsiderou D. Pedro I como parte da Independência, mas apenas os líderes políticos que se articularam na colônia, como José Bonifácio.
E
salientou os levantes populares como os principais responsáveis pela proclamação da Independência, por contestarem o poder metropolitano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Letra ( B )
Respondido por
0
A obra de Pedro Américo ajudou a construir o mito de Dom Pedro I como o grande responsável pela Independência do Brasil e o "grito do Ipiranga" como o momento em que se deu a Independência. É correta a alternativa B.
Esta representação de Pedro Américo é totalmente verdadeira?
Não, já que o processo de independência do Brasil foi um fenômeno complexo, que se estendeu de 1822 a 1824 e contou com a participação de diferentes setores da sociedade, foi marcado por alguns focos de conflito armado e foi conquistada, por fim, por meio da diplomacia, não tendo sido a conquista de um único homem.
Mais sobre a Independência em:
https://brainly.com.br/tarefa/21538828
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás