Geografia, perguntado por nidevania, 9 meses atrás

(PEB- VUNESP Suzano/2012) Em uma aula de geografia da educação básica, após os alunos observarem e comentarem alguns mapas de bairros, um professor solicitou que eles criassem uma representação, em forma de mapa, que demarcasse a escola e suas residências, usando cores e sinais, a fim de criar um modo de orientar os colegas a se visitarem. A proposta apresentada pelo professor:




a)
Dificulta a aprendizagem da linguagem cartográfica, uma vez que os alunos poderão fazer um mapa com orientações equivocadas.

b)
Reforça a ideia de que os mapas são apenas representações e devem ser sempre copiados e de fonte confiável.

c)
Permite desenvolver nos alunos a capacidade cognitiva de interpretar os lugares a partir da aproximação com a linguagem cartográfica.

d)
Retira o foco de aprendizagem principal da geografia, que não deve apresentar mapas como meio de transmitir informações.

e)
Impede o contato dos alunos com o alfabeto cartográfico e a legenda, pois não houve contato com materiais que pudessem trazer esses elementos.


Soluções para a tarefa

Respondido por Laurinha5998
7

Resposta:

Letra C -

c)  Permite desenvolver nos alunos a capacidade cognitiva de interpretar os lugares a partir da aproximação com a linguagem cartográfica.

Explicação:

Respondido por alananajara
1

Resposta:

B.  

Pode-se concluir, pela leitura do mapa, que a região nordeste é a que possui maior índice de pessoas não alfabetizadas.

Explicação:

Conforme a informação contida na legenda do mapa: os estados Piauí, Maranhão, Paraíba e Alagoas, localizados na região nordeste, possuem o menor índice de pessoas alfabetizadas (variação entre 75,7 e 80%) e, por consequência, o maior índice de pessoas não alfabetizadas.

Perguntas interessantes